Portugal

Milho de Natal! O prato “perdido” na memória

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 18-12-2024

Imagem: Diário do Algarve

Falta menos de uma semana para o Natal e, como todos sabemos, á iguarias que não podem faltar da mesa dos portugueses. No Algarve, aguardente de medronho e milho são um prato indispensável, mas atenção, não é um milho qualquer. 

PUBLICIDADE

publicidade

Fernanda, refere à SIC, que o truque está na cinza, feita a partir de ramos de medronheiro, que vai servir de tempero para esta receita. No total, são precisas quatro horas de cozedura para a receita ficar no ponto. 

PUBLICIDADE

“Depois dos milhos estarem de molho, vão a cozer com a cinza, previamente escolhida e peneirada, e vai a cozer por três a quatro horas”, começa por explicar Fernanda. A receita é a seguinte: os milhos vão o lume para cozer, depois de algum tempo de cozedura é misturada cinza mais fina. Quando cozidos, estes são colocados numa rede, lavados e batidos para que larguem a casca que têm. Voltam à panela para completar a cozedura e mais tarde dão misturados com os restantes ingredientes, conforme a receita pretendida.

Esta receita costumava ser o sustento de inverno de muitas famílias algarvias. Atualmente, apenas alguns sabem preparar esta receita e são cada vez menos os restaurantes que têm este prato no menu.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE