Portugal

Milhares de jovens jesuítas em Portugal a partir de 22 de julho de 2023

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 anos atrás em 04-10-2021

Milhares de jovens ligados aos jesuítas são esperados em Portugal a partir de 22 de julho de 2023, antecedendo a Jornada Mundial da Juventude, para o MAGIS 2023, anunciou hoje a Província Portuguesa da Companhia de Jesus, em comunicado.

PUBLICIDADE

script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js">

Este encontro de jovens ligados à Companhia de Jesus inicia-se 10 dias antes da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ Lisboa 2023) e culminará no dia de Santo Inácio de Loiola, 31 de julho, véspera do início da Jornada.

PUBLICIDADE

“Depois destas duas semanas em que integrarão experiências que ajudarão na sua reflexão, partilha e celebração, espalhadas pelo país, os jovens ligados à Companhia [de Jesus], com idades entre os 18 e os 30 anos, juntar-se-ão aos restantes participantes na JMJ para mais seis dias de jornada”, informa o comunicado hoje divulgado.

Esta nota da Província Portuguesa da Companhia de Jesus aponta para a chegada do Papa a Lisboa no dia 03 de agosto, quinta-feira, e o regresso ao Vaticano no domingo, dia 06, após a chamada “missa do envio”.

“A Jornada Mundial da Juventude é o fantástico encontro entre o Santo Padre e os jovens católicos do mundo inteiro. Os jovens, que são o agora de Deus, são também o presente da igreja no mundo. O encontro com o Santo Padre em 2023 é uma forma de expressar ao Papa, à igreja e ao mundo inteiro, o seu compromisso e fidelidade”, afirmou o coordenador do MAGIS, padre Samuel Beirão, citado no comunicado.

O tema deste encontro de jovens jesuítas – com idades entre os 18 e os 30 anos – é “Criar um futuro cheio de esperança”, sendo inspirado numa das quatro Preferências Apostólicas Universais, as orientações apostólicas da Companhia para o decénio 2019-2029, mais concretamente na terceira: “Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”.

Segundo informação da Companhia de Jesus, durante os dias em que decorrer o MAGIS, “a juventude inaciana de vários países integrará várias experiências, que ajudarão a refletir, partilhar e celebrar em conjunto a preparação para a JMJ 2023”.

A iniciativa é “um convite a experimentar as alegrias e angústias de tantas pessoas, possível graças à diversidade de tantos participantes e a experimentar a presença no coração de cada um de um desejo partilhado de sociedades mais justas capazes de oferecer possibilidades mais sustentáveis e geradoras de vida”, acrescenta.

Este programa mundial aconteceu pela primeira vez em 1997, em França, mas foi em 2005, na Alemanha, que ganhou o nome e se tornou num encontro oficial, que se veio a repetir nos anos seguintes.

Alguns anos depois, em 2011, em Espanha, contou com a presença de milhares de participantes oriundos de 50 países e foi nesse ano que adquiriu a sua forma atual.

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, realiza-se entre 01 e 06 de agosto de 2023, e nela são esperados mais de um milhão de jovens de todo o mundo, decorrerá nos terrenos da margem do rio Tejo, ao norte do Parque das Nações, sendo encerrada pelo Papa.

Inicialmente prevista para o verão de 2022, a iniciativa foi adiada um ano, devido à pandemia de covid-19.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE