Um sobrevivente foi resgatado hoje depois de ter passado cinco dias sob os escombros de um edifício em construção, que ruiu na África do Sul matando pelo menso 13 pessoas, um “milagre” saudado com aplausos pelos socorristas.
“Este é o milagre que todos esperávamos”, anunciou hoje o chefe do Governo provincial, Alan Winde, na rede social X.
“Quando descemos perto da laje [de betão] que tínhamos desobstruído (…), ouvimos alguém lá dentro e parámos todas as operações pesadas”, explicou à imprensa o chefe das operações de salvamento, Colin Deiner.
Os socorristas falaram com o sobrevivente, que respondeu, acrescentou.
“Ele disse-nos que algo pesado estava a pressionar as suas pernas e isso preocupou-nos, depois de tanto tempo” debaixo dos escombros, explicou Deiner.
O homem foi finalmente retirado, após várias horas de esforço, e foi levado para o hospital.
Pelo menos 13 pessoas morreram quando um edifício em construção na vila piscatória de George, na província do Cabo Ocidental, na costa sul-africana, se desmoronou na tarde de segunda-feira.
Na altura da tragédia, estavam 81 pessoas no local.
Desde então, as equipas de salvamento têm trabalhado 24 horas por dia para tentar encontrar sobreviventes.
Até ao momento, 29 pessoas, algumas delas gravemente feridas, foram resgatadas com vida dos escombros e 39 continuam desaparecidas.
A causa do desabamento permanece desconhecida. O projeto, que previa a construção de 42 apartamentos, deveria ter sido concluído em 2010.
O Governo sul-africano anunciou que pondera agir legalmente contra o empreiteiro do prédio de cinco andares.
Related Images:
PUBLICIDADE