Coimbra
Metrobus made in China a caminho de Coimbra
A Metro Mondego [MM] informa que o protótipo do primeiro autocarro do Sistema de Mobilidade do Mondego [SMM] está pronto para ser embarcado na China, onde a frota está a ser produzida.
Inicialmente prevista para dezembro de 2023, a entrega do autocarro foi adiada fruto da opção de instalar o sistema de guiamento ótico em fábrica. O processo de instalação e calibração desse sistema determinou o momento em que o veículo está em condições de ser embarcado, o que deverá acontecer nos próximos dias.
Oportunamente a MM dará nota da data do embarque do veículo e da data estimada para a sua chegada a Portugal, após a qual será iniciada a fase de testes de integração no SMM, a realizar no troço Serpins – Alto de São João. Estes prazos não colocam em causa a data para entrada em operação da primeira fase do sistema, que se mantém prevista para o final deste ano.
Os autocarros, articulados, elétricos e com cerca de 18 metros de comprimento, bem como o sistema de carregamento de baterias foram adjudicados pela MM à empresa Energia Fundamental – Mobilidade Elétrica Lda., correspondendo a um investimento de 40,5 Milhões de Euros em veículos e equipamentos, a que acresce um encargo de 12,7 Milhões de Euros, relativos aos serviços de manutenção durante os 15 anos de vida útil dos veículos.
A frota prevista para o início da operação integra 35 autocarros, existindo ainda a opção de aquisição de um máximo de 5 autocarros adicionais, a qual poderá posteriormente ser exercida pela MM.
Related Images:
PUBLICIDADE