A Metro Mondego já recebeu toda a frota do Sistema de Mobilidade do Mondego, que se encontra no Parque de Materiais e Oficinas (PMO), onde decorrem testes exaustivos para garantir a conformidade com as especificações técnicas e a integração com a infraestrutura e sistemas técnicos.
A frota é composta por 35 autocarros articulados elétricos, com cerca de 19 metros de comprimento. O fornecimento dos veículos e do sistema de carregamento de baterias foi adjudicado à empresa Energia Fundamental – Mobilidade Elétrica Lda., representando um investimento de 40,5 milhões de euros, financiado parcialmente por fundos europeus através do Programa Sustentável 2030. Além disso, está previsto um custo adicional de 12,7 milhões de euros para a manutenção dos veículos durante os 15 anos da sua vida útil, dá conta a Metro Mondego.
PUBLICIDADE
Operando em vias dedicadas e com prioridade nas interseções, o novo sistema Metrobus promete reduzir significativamente os tempos de viagem e aumentar a fiabilidade do transporte público na região. Esta solução inovadora e sustentável contribuirá para a redução das emissões de CO2, incentivando a utilização de transportes públicos em detrimento do automóvel particular, alinhando-se assim com os objetivos ambientais nacionais e regionais.
Com o Metrobus, a mobilidade na região entra numa nova era, oferecendo uma alternativa moderna, eficiente e confortável para os passageiros.
PUBLICIDADE