Coimbra

Metro Mondego diz que já lançou todos os concursos para pôr sistema em serviço

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 18-04-2022

A Metro Mondego lançou hoje o concurso público para os postos de transformação, salientando que, com esta publicação, encontram-se já lançados todos os procedimentos previstos para pôr o Sistema de Mobilidade do Mondego em serviço.

PUBLICIDADE

publicidade

“Importa sublinhar que, após o lançamento deste procedimento, encontram-se já lançados todos os concursos públicos previstos para colocar em serviço o Sistema de Mobilidade do Mondego”, realçou hoje a Metro Mondego, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

A Metro Mondego lançou hoje o concurso público para os postos de transformação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), orçado em cerca de 1,2 milhões de euros.

O procedimento foi publicado hoje em Diário da República, tendo um prazo de execução de um ano, com os concorrentes interessados a terem 60 dias para apresentarem as suas propostas, afirmou a Metro Mondego.

O lançamento do concurso público desta empreitada do SMM surge já quase um mês depois daquilo que estava previsto no Relatório e Contas de 2021, que antevia que o procedimento estaria lançado “no final do primeiro trimestre” deste ano.

A empreitada permite a alimentação elétrica dos postos de carregamento rápido, a instalar nos terminais das famílias de circulações do SMM, cujo fornecimento será realizado pelo fabricante dos autocarros elétricos a contratar.

“Os postos de transformação têm localizações previstas em zonas próximas dos terminais das famílias de circulação do SMM, mais concretamente em Coimbra B, Hospital Pediátrico de Coimbra, Alto de São João, Corvo, Lousã e Serpins”, referiu a Metro Mondego.

Estas estações irão dispor “de lugares de parqueamento, onde ficarão instalados os postos de carregamento para alimentação elétrica dos veículos, integrando todos os equipamentos necessários para o efeito (carregadores, postes, pantógrafos e equipamento elétrico embarcado)”, acrescentou.

A Metro Mondego, responsável pelo SMM, executou 49,9% daquilo que tinha programado para 2021 e justificou a derrapagem com atrasos na autorização de investimentos estruturais e na empreitada da Baixa de Coimbra.

As empreitadas e lançamentos de concursos do SMM têm sofrido diversas derrapagens.

Esses atrasos levaram a uma revisão do arranque daquele sistema, recentemente alterada para março de 2024.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE