Economia
Mercadona abre em Eiras e cria 100 postos de trabalho
A cadeia de supermercados Mercadona vai abrir uma segunda loja em Coimbra, na área de Santa Apolónia, na Estrada de Eiras, entre a Leiribéria e o Retail Park.
A empresa espanhola já confirmou ao Notícias de Coimbra que “está a desenvolver um projeto para a abertura de um supermercado em Eiras”.
O novo espaço, que fica perto do Continente e Auchan de Eiras, terá uma “área com cerca de 3000 metros quadrados” e irá criar “uma centena de postos de trabalho diretos”, adiantou em entrevista ao NDC o presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.
Luís Correia realça que esta zona será “toda reconfigurada”, nomeadamente a Estrada de Eiras que irá ganhar “uma nova rotunda”.
Numa altura em que estão a decorrer os trabalhos de limpeza do terreno, o autarca acredita que a obra deverá iniciar até final do ano e que deverá estar concluída até final de 2024.
“É uma mais valia” a abertura da superfície comercial em Eiras, refere Luís Correia, lembrando o investimento avultado que vai ser realizado na freguesia, recordando que numa reunião entre o executivo e a Mercadona foi pedido para que seja criado “um novo parque infantil para servir a zona de Santa Apolónia, que é carente de espaço de lazer para as famílias”.
Recordamos que a Mercadona vai instalar-se no Atrium Solum, em Coimbra, estando a abertura prevista para o segundo semestre de 2024, depois de ter aberto a 20 de junho de 2023 na Figueira da Foz.
A empresa abriu o primeiro supermercado em Portugal a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia e termina o ano de 2023 com 49 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria, Lisboa e Coimbra.
Com a abertura de 10 lojas em 2022, a Mercadona atingiu um volume de vendas de 737 milhões de euros e contribuiu com 93 milhões de euros em impostos através da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. Além disso, finalizou o ano com uma equipa de 3.500 colaboradores e um investimento de 140 milhões de euros.
Com o objetivo de partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe, no total, no primeiro semestre de 2023, a Mercadona doou 600 toneladas de bens essenciais, o equivalente a cerca de 10.000 carrinhos de compras, a mais de 40 cantinas sociais, 8 bancos alimentares e outras entidades sociais de Portugal.
Veja onde vai ficar a nova loja da Mercadona em Eiras (fotogaleria):
Related Images:
PUBLICIDADE