Coimbra

Memorial Irmã Lúcia já reabriu ao público (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-02-2022

O Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, volta a apresentar ao público o espólio pessoal da Irmã Lúcia a partir deste domingo. Por ocasião das celebrações do 17.º aniversário da morte da vidente de Fátima, este museu, que esteve encerrado dois anos devido à pandemia, reabriu as portas hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste pequeno museu, anexo ao Carmelo, estão expostos alguns dos objetos pessoais da Pastorinha, podem também ser apreciados alguns trabalhos realizados pela vidente de Fátima.

PUBLICIDADE

A cela onde a Irmã Lúcia passou 55 anos da sua vida é reconstituída no museu, integrando o segundo piso do Memorial, um edifício projetado por Florindo Belo Marques e construído de raiz nos terrenos anexos à casa religiosa.

Aqui os visitantes terão oportunidade de ver não só o que pertencia à Irmã Lúcia mas também imaginar o que é próprio de uma vida de carmelita.

Pode encontrar-se a batina que João Paulo II vestia quando sofreu o atentado, assim como um paramento que o Papa ofereceu ao Carmelo quando esteve em 2000 no santuário de Fátima, aquando da beatificação dos Pastorinhos.

O espaço oferece, ainda, um itinerário da vida da Irmã Lúcia através de painéis, onde se vai contando a sua história desde a infância até à morte.

O “Memorial Irmã Lúcia pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14:30 às 17:30, estando encerrado à segunda-feira.

Vitor Fonseca, que foi o primeiro visitante nesta tarde, refere que é “devoto de Nossa Senhora e da Irmã Lúcia”, realçando que o espaço “é muito bonito”.

Para assinalar a data, também foi lançada uma publicação periódica, intitulada MEMORIAE, que tem como finalidade a promoção e divulgação do conhecimento multidisciplinar da vida e obra da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.

Recorde-se que a Vidente de Fátima, falecida a 13 de Fevereiro de 2005, viveu em Coimbra, no Carmelo de Santa Teresa desde 1948 até à data da sua morte, aos 97 anos.

Esteve sepultada durante um ano, numa campa térrea, no interior do Carmelo, tendo sido trasladada para Fátima a 11 de Fevereiro de 2006, onde foi sepultada junto dos outros dois Pastorinhos.

Veja o vídeo do Direto NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE