Coimbra
Memorial Irmã Lúcia já reabriu ao público (com vídeos)
O Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, volta a apresentar ao público o espólio pessoal da Irmã Lúcia a partir deste domingo. Por ocasião das celebrações do 17.º aniversário da morte da vidente de Fátima, este museu, que esteve encerrado dois anos devido à pandemia, reabriu as portas hoje.
Neste pequeno museu, anexo ao Carmelo, estão expostos alguns dos objetos pessoais da Pastorinha, podem também ser apreciados alguns trabalhos realizados pela vidente de Fátima.
PUBLICIDADE
A cela onde a Irmã Lúcia passou 55 anos da sua vida é reconstituída no museu, integrando o segundo piso do Memorial, um edifício projetado por Florindo Belo Marques e construído de raiz nos terrenos anexos à casa religiosa.
Aqui os visitantes terão oportunidade de ver não só o que pertencia à Irmã Lúcia mas também imaginar o que é próprio de uma vida de carmelita.
Pode encontrar-se a batina que João Paulo II vestia quando sofreu o atentado, assim como um paramento que o Papa ofereceu ao Carmelo quando esteve em 2000 no santuário de Fátima, aquando da beatificação dos Pastorinhos.
O espaço oferece, ainda, um itinerário da vida da Irmã Lúcia através de painéis, onde se vai contando a sua história desde a infância até à morte.
O “Memorial Irmã Lúcia pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 14:30 às 17:30, estando encerrado à segunda-feira.
Vitor Fonseca, que foi o primeiro visitante nesta tarde, refere que é “devoto de Nossa Senhora e da Irmã Lúcia”, realçando que o espaço “é muito bonito”.
Para assinalar a data, também foi lançada uma publicação periódica, intitulada MEMORIAE, que tem como finalidade a promoção e divulgação do conhecimento multidisciplinar da vida e obra da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado.
Recorde-se que a Vidente de Fátima, falecida a 13 de Fevereiro de 2005, viveu em Coimbra, no Carmelo de Santa Teresa desde 1948 até à data da sua morte, aos 97 anos.
Esteve sepultada durante um ano, numa campa térrea, no interior do Carmelo, tendo sido trasladada para Fátima a 11 de Fevereiro de 2006, onde foi sepultada junto dos outros dois Pastorinhos.
Veja o vídeo do Direto NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE