Saúde
Médico tenta recusar assistência a idoso inconsciente. “O que vem para aqui fazer com esta vítima?”
Um médico tentou recusar a entrada de um idoso inconsciente nas Urgências do Hospital de Santarém, dizendo que o serviço não estava a aceitar doentes por falta de profissionais de saúde. A queixa partiu de uma equipa dos Sapadores Bombeiros de Santarém.
O caso ocorreu no domingo, 1 de outubro, após os operacionais terem sido acionados para socorrer um homem, de 88 anos, cujo estado de saúde se estava a agravar.
PUBLICIDADE
Depois de avaliar a vítima, tentaram saber para qual unidade hospitalar seguia a vítima. Sem resposta e com o idoso inconsciente dentro da ambulância, a equipa dirigiu-se às Urgências do Hospital de Santarém, “onde foi mal recebida e descomposta por um dos médicos que estava de serviço”, revela o Rede Regional.
“Não sabe que o hospital está fechado? O que vem para aqui fazer com esta vítima?”, terá dito o médico, segundo a queixa dos bombeiros, que foi enviada para o Comando da Corporação, Câmara de Santarém, para o próprio hospital e para a Ordem dos Médicos.
Tudo aconteceu “dentro da sala de emergência e toda a equipa de Enfermagem ouviu o que foi proferido”, relatam, explicando que denunciaram a situação por “não considerarem esta uma atitude digna de um profissional de saúde”.
O Conselho de Administração informou que “será instaurado um processo de inquérito e averiguação” ao sucedido, uma vez que já tinha chegado ao seu conhecimento que o médico “terá tido um discurso inadequado”, sublinhando ainda que “o doente em questão foi triado e atendido de imediato no Serviço de Urgência Geral do HDS”.
Related Images:
PUBLICIDADE