O médico Fernando Matos é o cabeça de lista do Partido Socialista à Câmara de Pombal, no distrito de Leiria, nas próximas eleições autárquicas, concorrendo como independente.
Em declarações à agência Lusa, o médico do Hospital Distrital de Pombal, da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, disse hoje que a sua candidatura, num concelho liderado há mais de três décadas pelo PSD, é um desafio.
PUBLICIDADE
“Como cidadão, e percebendo o concelho de Pombal e o que se pode melhorar, o que se pode fazer de novo, achei um desafio interessante, até pelo meu conhecimento das pessoas”, afirmou o candidato, de 61 anos.
Notando que a sua atividade “permite um contacto abrangente com variadas pessoas”, que vai “ouvindo e percebendo”, Fernando Matos adiantou que “isso também consolidou uma vontade que surgiu neste momento”.
Nesta que é a sua primeira experiência político-partidária, o cabeça de lista referiu que já “existe um conjunto de ideias que vão amadurecendo e que se vão formando”, considerando haver situações que “são transversais ao país ou ao mundo todo, que está sempre em evolução e em mudança”.
Destacando a necessidade de proximidade aos cidadãos e de lhes transmitir tranquilidade, Fernando Matos concretizou: “Isso implica que sejamos mais ativos e que transmitamos às pessoas as nossas ideias na educação, na saúde, na habitação, na imigração”.
“Estarmos perto dos cidadãos, explicar-lhes o que queremos e o que queremos mudar, e ir fazendo-o com eles, que é uma ideia que vem um bocadinho do que nos trouxe Abril, que foi o poder autárquico”, declarou.
Sustentando que o poder autárquico foi “uma coisa extraordinária”, o médico frisou que isso exige estar “perto das pessoas” e que elas sintam que os autarcas estão com elas.
Confrontado com o facto de o município ser governado, desde as autárquicas de 1993, pelos sociais-democratas, o candidato do PS reconheceu que também por isso a candidatura “é um desafio complicado”, para acrescentar que “também é um desafio que poderá ter várias etapas em termos temporais”.
“Temos agora umas eleições este ano, mas este trabalho e esta reflexão também não se vão esgotar, necessariamente, neste tempo e no resultado que for”, afiançou.
Para o candidato, “claro que a ambição é a vitória”, mas que os eleitores percebam o que a candidatura “vai a presentar e dizer”.
“Mas, seja vitória ou não seja vitória, é um trabalho de continuidade”, assegurou, defendendo ser “preciso começar alguma coisa de novo”.
Num comunicado, a concelhia de Pombal do PS afirmou que a comissão política votou, no sábado, por unanimidade, o nome de Fernando Matos como candidato à presidência da Câmara.
“Reconhecido pela sua dedicação à saúde e ao bem-estar da comunidade, é um médico amplamente respeitado, além de um líder comprometido com o progresso de Pombal”, lê-se num comunicado desta estrutura partidária.
Nas últimas autárquicas, em 2021, o PSD manteve a liderança da câmara, conquistando cinco mandatos, enquanto o PS obteve dois.
Além do médico Fernando Matos, também já é conhecida a candidatura à Câmara do gestor Luís Couto, pelo movimento Pombal Independentes.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE