Coimbra
Mealhada tem nova identidade gráfica.
O Município da Mealhada tem nova identidade gráfica. Pela primeira vez, o Município adota um logótipo alternativo ao brasão. A nova marca, um “M” de linhas e ligações entrelaçadas, procura refletir aspetos tão distintos como artesanato, ligações ferroviárias, ligações afetivas e morfologia do território.
O conceito para a identidade do município surgiu a partir da frase “Mealhada é…”. “Mealhada é desporto”, “Mealhada é gastronomia”, “Mealhada é natureza”, Mealhada é um conjunto de características singulares que valorizam o território e o distinguem no panorama nacional. A frase é curta e aberta a uma multiplicidade de usos e fica no ouvido e na mente, que retém facilmente o conceito aqui em equação. A imagem é moderna, dinâmica e “limpa”, permitindo a imediata identificação do Município da Mealhada.
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A palavra Mealhada deriva, etimologicamente, de “Meadela” que significa “confluência ou cruzamento de vários caminhos”. Assim, a logomarca que foi conseguida através do cruzamento de várias linhas, teve como inspiração não só a origem da palavra, mas também diversos aspetos que caraterizam o concelho da Mealhada, procurando reavivar uns, já extintos, homenageando-os, e sublinhar a importância atual de outros, bem presentes no nosso quotidiano. Traduz, por exemplo, ainda que simbolicamente, a velha tradição do empalhamento de garrafões – a artesã Maria Natália Dias Morais, de Barrô (Luso), ainda conserva/preserva essa tradição -, em que se cruza a palha para tornar a malha mais densa e forte.
A logomarca procura também refletir a vertente vinícola do concelho da Mealhada, com as linhas mais ou menos simétricas e longas das vinhas, combinando-se a grande propriedade vinícola com as pequenas linhas de videiras fundamentais para a subsistência de tantas famílias.
E simboliza também as importantíssimas vias rodoviárias e ferroviárias que tanto marcam o município. Recorde-se que a cidade e o concelho da Mealhada beneficiam de uma situação absolutamente singular e especial que é a de serem atravessados pela mais importante linha ferroviária nacional (Linha do Norte), a mais importante estrada nacional (IC2/EN1) e a mais antiga autoestrada portuguesa (A1).
A logomarca mostra também a interligação sentimental entre setores do Município e entre o Município e o munícipe, tendo como objetivo a criação de relações construtivas, sólidas, fortes e duradouras. O crescente número de linhas significa o progresso que o município tem vindo a conquistar, bem como o rumo inovador que o município preconiza e que defende seja traduzido na qualidade de vida dos seus munícipes.
Nesta proposta de identidade, criada pelos serviços internos da Autarquia, procuram-se integrar tudo isto, juntando-lhe também uma componente emocional: os valores, os sentidos e as emoções que caraterizam a Mealhada.
O padrão cromático escolhido tem por base o verde, que é, refira-se, a atual cor predominante na imagem institucional do Município da Mealhada. Apesar da proposta da nova imagem, que pretende retirar da comunicação municipal o “velho” brasão, entendemos que o verde é já uma imagem de marca do concelho e da Mealhada, pelo que, a manter-se, como defendemos, permite que este processo de transição/evolução seja gradativo. Por isso, não tão “violento”, nem tão potencialmente gerador de resistências à mudança. Recorde-se que o verde simboliza, quando em tons mais escuros, a grandeza da nossa História e, quando em tons mais claros, exprime, relativamente ao tempo presente, vigor, juventude e frescura e esperança no futuro.
Para um Município que se quer moderno, onde a história se encontra com a ruralidade e se cruza com o futuro, a identidade visual agora proposta reflete muito mais do que a novidade de um grafismo, transmitindo solidez, simplicidade, alegria e esperança, numa síntese de valores como a solidariedade, a proximidade, a inovação e a transparência.
Mostra atividade e uma gestão municipal mais aberta e participada, mais próxima dos cidadãos, e também mais simples e atraente, projetando e qualificando o Município como agente de desenvolvimento.
A criação da identidade ou da marca do Município é um processo que procura fortalecer a imagem e a reputação do território, tirando partido dos atributos do próprio território e do que o mesmo tem para oferecer: oportunidades, serviços, condições, recursos. A marca é um elemento estratégico de afirmação e pretende identificar não só o município, mas também o território “Mealhada”.
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