
A empreitada, com um prazo de construção de 18 meses, abrange as ruas Visconde Valdoeiro, Cerveira Lebre, Capitão Cabral e Dr. Luís Navega.
A autarquia liderada por Rui Marqueiro espera estar em condições de lançar “nos próximos dias” o concurso para o projeto de parque de estacionamento no centro histórico, com um valor base de 590 mil euros (+IVA) e o prazo de execução de dez meses.
As obras fazem parte do Plano de Ação de Regeneração Urbana da Mealhada (PARU), sendo objeto de candidaturas a fundos comunitários (Programa 2020, Fundo FEDER).
PUBLICIDADE
“O PARU é um projeto fundamental para o reequilíbrio da cidade e para a melhoria do espaço público”, garante Rui Marqueiro, acrescentando que a requalificação do centro histórico é um projeto em que a autarquia “trabalha há largos meses e que, com o lançamento do concurso, começa agora a chegar à fase que todos querem, que é a de obra”.
A requalificação urbanística do centro histórico vai incidir sobre as ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre (com a melhoria de espaços pedonais, zonas de aparcamento e melhoria de acesso ao Centro Escolar da Mealhada), e as ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega (troço que vai da rotunda do Cineteatro à Estação da CP).
“Estão previstos trabalhos de demolições, de pavimentos, arruamentos e passeios, de marcas rodoviárias horizontais e verticais, de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e residuais”, esclarece a autarquia.
A empreitada será feita em duas fases: “a primeira, a incidir nas ruas Visconde Valdoeiro e Cerveira Lebre e, a segunda fase, nas ruas Capitão Cabral e Dr. Luís Navega, de forma que se evite o corte de trânsito em todo o centro histórico, o que constituiria um grave prejuízo para todos os munícipes e, consequentemente, para o interesse público municipal”.
O novo parque de estacionamento ficará situado junto ao principal eixo comercial e de equipamentos da Mealhada, permitindo no futuro absorver os lugares de estacionamento suprimidos nas intervenções do PARU, facilitando o estacionamento automóvel no centro.
As obras realizar-se-ão numa faixa de terreno situado a nascente da Linha do Norte e adjacente ao Centro Histórico de Mealhada.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.