A apresentação do conjunto escultórico de Robert Panda, esta tarde, marca o arranque do “Mealhada Inspira – Inovação, Inteligência, Inclusão”, um projeto agregador de várias dinâmicas nas áreas cultural, social, turística, económica, ambiental, desportiva, de saúde e de participação cívica, cuja ideia central é o Município como fonte de inspiração para residentes e para visitantes.
De 31 de março a 7 de abril são várias as iniciativas a decorrer, no Município da Mealhada, no âmbito deste conceito, com uma programação diversificada e com experiências enriquecedoras que estimulam o bem-estar, nomeadamente a primeira edição da Feira da Saúde.
São três as figuras escultóricas, únicas e originais, da autoria do artista Robert Panda que marcam o espaço público da Urbanização O Choupal. As obras de arte têm como tema o leitão e são compostas por três figuras escultóricas distintas, que abordam e retratam, respetivamente, as temáticas “onde está o leitão?”, “atrasado para o leitão” e “alguém lhe leve um leitão”. As figuras escultóricas têm uma altura de três metros em pé, construídas em fibra de vidro, textura em resina, estrutura em ferro e pintura com acabamento mate.
PUBLICIDADE
Robert Panda é um artista português que iniciou o seu percurso no submundo do graffiti, a pintar nos subúrbios de Lisboa. O seu projeto de instalação escultórica de rua intitulado “I am stupid”, “uma abordagem filosófica à parvoíce humana, tem por base a colocação de figuras antropomórficas estilizadas e amigáveis produzidas com materiais como papel e fita adesiva, fibra de vidro ou cimento, em vários locais de modo a surpreender e a interagir com os transeuntes”.
Depois deste primeiro momento, do lançamento do grupo escultório, o “Mealhada INspira – Inovação, Inteligência, Inclusão” terá a sua apresentação pública, dia 31 de março, na palestra “Sustentabilidade com identidade: o território como fonte de inspiração”, com moderação da apresentadora Fátima Lopes e as presenças de Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e presidente da direção da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, Rui Simão, vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e coordenador Executivo da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, e Miguel Vasco, ex-coordenador do iNature, consultor da INOVA+ e responsável pela candidatura da Mata do Bussaco a floresta terapêutica.
No mesmo dia, tem início o FLIM – Festival Literário da Mealhada, que decorre de 31 de março a 6 de abril, na Tenda montada junto ao Jardim Municipal, onde vão decorrer exposições, apresentação de livros, a feira do livro, teatros, oficinas, cinema e até espetáculos de música. Destaque ainda para o Jantar Literário alusivo à obra Camiliana, a assinalar os 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco.
Ao FLIM, segue-se, dia 5 de abril, no Cineteatro Messias, a 14.ª edição do Encontro com a Educação, subordinado ao tema “Inteligência Artificial: A Nova Era da Educação”, um espaço de reflexão para toda a comunidade educativa. Neste mesmo dia, na área da Juventude Zona 231 serão realizadas duas iniciativas: a arena Advocacia e Ativismo Jovem, no âmbito do Projeto Change Makers Erasmus+, e o Podcast Talentos 231, que conta com a participação de jovens artistas emergentes.
A noite do dia 5 de abril será dedicada ao Festival da Atividade Física, uma mostra do trabalho desenvolvido pelas coletividades desportivas do concelho, num espetáculo que decorre no Pavilhão Municipal do Luso.
O talento está no centro do “School Talents”, promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Mealhada, um espetáculo no Cineteatro Messias que mostra os diversos talentos dos alunos, dia 6 de abril.
Ainda no âmbito desta semana, nos dias 6 e 7 de abril, o Município da Mealhada assinala o Dia Nacional do Moinhos, com atividades nos moinhos do concelho – Lograssol e Santa Cristina – e com a tradicional caminhada na rota do percurso da água, que, habitualmente, junta mais de uma centena de participantes.
Uma das novidades desta primeira edição do Mealhada INspira é a primeira Feira da Saúde, que inclui atividades de saúde e bem-estar, como sejam rastreios, aulas e conversas, num programa aberto a toda a população. O programa inclui ainda visitas-guiadas às Termas de Luso e uma iniciativa de imersão junto ao Parque do Lago do Luso que procura dar a conhecer as potencialidades da água no bem-estar.
Comprometido com os valores e princípios da Carta das Cidades Educadoras, o “Mealhada INspira” é um projeto agregador de várias dinâmicas cuja ideia central é o Município como fonte de inspiração para residentes e para visitantes, a quem é proposto, por um lado, a participação em diversas atividades, por outro, o contributo, as ideias, para um Município mais preparado para enfrentar os desafios da sustentabilidade, da inovação e da competitividade positiva. O Mealhada INspira começa com esta semana intensa de atividades, mas prolongar-se-á, durante todo o ano com diversas iniciativas que procuram inspirar a comunidade a ser participante na vida do Município.
Como incentivo à participação da comunidade, será proposto um roteiro em QRCode onde os participantes se registam e, mediante a participação mínima em três atividades, ficam habilitados a um fim de semana com experiências inspiradoras no Município. Um fim de semana que estimule o conhecimento do Município através da gastronomia, da restauração, dos vinhos, da cultura, da natureza da Mata do Bussaco, do bem-estar das Termas de Luso e da excelência hoteleira local.
A participação cívica é uma das vertentes mais significativas do conceito “Mealhada INspira”. Ao longo do ano, serão lançadas várias iniciativas de estímulo à participação na vida pública e será lançado um portal onde munícipes e residentes poderão carregar elementos e criações fruto da inspiração com origem no Município, sejam fotografias, obras de arte, poemas ou mesmo sugestões de melhoria em diversas áreas.
PUBLICIDADE