Região

Mealhada INspira… a defesa de recursos locais

Notícias de Coimbra | 1 dia atrás em 01-04-2025

A sessão de abertura do Mealhada INspira, que decorreu esta segunda-feira, 31 de março, na Mealhada, com a moderação da apresentador Fátima Lopes, colocou a tónica na importância de valorização dos recursos locais, da sua identidade e das experiências originais e diferenciadoras.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão e presidente da direção da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza, defendeu a necessidade pensar os recursos locais no contexto das identidades, dos patrimónios diferenciadores, aqueles que são originais e verdadeiros. “A valorização passa por proporcionar experiências autênticas, reais”, afirmou.

PUBLICIDADE

Um dos grandes exemplos desta valorização, no Município da Mealhada, é a Mata Nacional do Bussaco. Miguel Vasco, ex-coordenador do iNature, consultor da INOVA+ e responsável pela candidatura da Mata do Bussaco a floresta terapêutica explicou este conceito, oriundo do Japão, que assenta nos benefícios da relação da natureza com o indivíduo, com base em evidências científicas. Está a ser desenvolvido em vários países em termos clínicos. “O posicionamento histórico da Mata do Bussaco, desde a sua génese como reduto de bem-estar, tem todos os argumentos para integrar este conceito, como produto de turismo e bem-estar”, afirmou.

Também Lurdes Réu, técnica de Turismo, sublinhou a nova abordagem do turismo literário no Município: passear com os livros. “Conseguimos combinar a paisagem, as ruas, uma sala de jantar com um livro, com a criação de um autor. Já não é o visitante a passear pelo território com um guia, mas vai com o olhar do autor que escreveu aquela história. Somos lugar de livros e berço de autores e isso é um privilégio que gostamos de partilhar com toda a gente”, explicou

Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, explicou a abrangência do Mealhada Inspira numa vertente de sustentabilidade nas várias áreas – desportiva, social, económica, ambiental – “com o propósito de empoderar agentes económicos, associações, mas também a comunidade, para que a comunidade venha participar nas diversas dinâmicas”. Só com o contributo, as ideias das pessoas, poderemos ter um Município mais preparado para enfrentar os desafios da sustentabilidade, da inovação e da competitividade positiva”, concluiu.

O Mealhada INspira decorre até dia 7 de abril, com múltiplas atividades, como o FLIM – Festival Literário da Mealhada, o Festival de Atividade Física, a Feira da Saúde e o Dia Nacional do Moinhos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE