A presidente da Câmara de Vila do Porto, em Santa Maria, Açores, decretou a situação de alerta municipal, devido ao agravamento do mau tempo e aos estragos causados pela chuva, que obrigou ao realojamento de quatro pessoas.
“Tendo em conta o aviso meteorológico amarelo, a partir de domingo, e pela precipitação que tem sido registada, ao longo dos últimos 15 dias, e uma vez que os solos estão muito saturados, temos de ter todos os meios ativos para que as entidades fiquem todas em alerta”, explicou à Lusa a presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves.
A autarca acrescentou que a situação de alerta municipal vai vigorar enquanto se verificarem “situações de instabilidade dos taludes”.
PUBLICIDADE
Segundo Bárbara Chaves, devido à chuva intensa de sexta-feira, “quatro pessoas, dois casais, um deles turistas, tiveram de ser realojados”.
A autarca de Vila do Porto revelou, ainda, que a chuva forte provocou, na sexta-feira, “danos em 10 habitaçoes”, em “vias regionais e municipais”, assim como “deslizamentos de terra”.
Bárbara Chaves referiu ainda que a maioria das vias “já foram desobstruídas” com recurso a meios da autarquia e a departamentos do Governo Regional.
No entanto, ainda existem duas vias interditas, uma no Lugar da Maia, tendo em conta a instabilidade dos taludes, e outra via na Estrada Regional número 2 de acesso à Praia Formosa, sendo que o acesso a esta zona é assegurado pelo caminho municipal, assinalou.
PUBLICIDADE