Coimbra
Mau tempo à vista na região de Coimbra! Conheça os conselhos da Proteção Civil
Vários distritos do continente, bem como os arquipélagos da Madeira e Açores voltam a estar sob aviso amarelo na sexta-feira, 24 de janeiro e no sábado (25) por causa da previsão de chuva e agitação marítima fortes.
Carlos Luís Tavares, comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra alerta para o aviso de mau tempo a partir das 21:00.
Nas últimas 48 horas, registaram-se 45 ocorrências relacionadas com “o vento, precipitação mais intensa e da instabilidade atmosférica que se sentiu”, descreve, discriminado situações como “quedas de árvore, deslizamentos de terra e também algumas inundações em meio urbano” . “Nada de muito relevante”, aponta.
Em Coimbra, sentiu-se mais as inundações em meio urbano e no interior mais quedas de árvore e movimentos de massa.
Quanto às recomendações, em casa ou perto de casa verificar locais de escoamento, sarjetas se estão limpas, bem como as caleiras, condução defensiva, cuidado com os deslizamentos de terra, lamas podem vir para a via, são alguns dos conselhos que Carlos Luís Tavares indica.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou com aviso amarelo os distritos do Porto, Aveiro, Viana do Castelo e Braga entre as 18:00 de sexta-feira e as 00:00 de sábado devido à chuva.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria por causa da agitação marítima até às 12:00 de hoje e novamente entre as 18:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.
Também por causa do estado do mar, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Faro, Setúbal, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão a amarelo entre as 18:00 de sexta-feira e as 18:00 de sábado.
A previsão aponta para ondas de noroeste com quatro a cinco metros.
(EM ATUALIZÇÃO)
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE