Primeira Página
Mau sinal! Tempestade à porta em Coimbra
A partir desta quarta-feira, 8 de janeiro, e até quinta-feira, dia 9, Portugal será atingido por uma nova depressão atmosférica vinda do Atlântico, que promete trazer condições meteorológicas adversas a todo o território continental.
A depressão, que se deslocará rapidamente de oeste para leste, terá o seu centro de ação entre as Ilhas Britânicas e o norte da Península Ibérica, lê-se no Meteored.
Com a chegada da frente fria associada à depressão, a precipitação será generalizada, afetando praticamente todo o país. Contudo, à medida que a tempestade avança, a chuva concentrar-se-á principalmente nas regiões a norte do Mondego, com especial destaque para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Bragança e algumas zonas dos distritos de Coimbra e Guarda.
Além da chuva intensa, espera-se que um “rio atmosférico”, carregado de humidade e proveniente do Atlântico, venha reforçar a precipitação, particularmente nas zonas mais expostas aos ventos de sudoeste.
A orografia do terreno, ou seja, as características geográficas de algumas regiões, terá um papel importante neste processo, pois ajudará a reter mais nebulosidade e precipitação, o que poderá resultar em volumes de água significativos em determinadas áreas.
O impacto desta depressão será sentido com maior intensidade nas regiões do norte e centro de Portugal, onde as condições meteorológicas podem gerar situações de risco, nomeadamente em termos de inundações, quedas de árvores e perturbações nas comunicações e transportes.
As autoridades recomendam que os cidadãos adotem medidas de precaução, como o acompanhamento das atualizações meteorológicas e a redução de deslocações, especialmente em zonas mais afetadas pela precipitação intensa e ventos fortes.
O aviso amarelo já foi emitido para os 18 distritos de Portugal continental devido ao risco moderado de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada. Abaixo pode consultar a tabela com os horários emitidos oficialmente pelo IPMA.
Related Images:
PUBLICIDADE