Coimbra

Matapa, Funge e Quizaca. Está curioso? Venha ao Festival da Lusofonia

Notícias de Coimbra | 3 dias atrás em 27-06-2024

O Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia regressa para a sua quinta edição, promovendo a celebração da cultura dos países lusófonos. Este ano o certame procura apelar também à comunidade estudantil. 

PUBLICIDADE

“Haverá também uma piscadela de olhos à juventude universitária, estamos a tentar atrair novos públicos para este festival”, por isso, “vai haver DJs e um workshop de kizomba”, avança Rui Amado, responsável pela programação do festival, durante a apresentação do programa, realizada esta quinta-feira, dia 27 de junho.

O festival é de entrada livre e conta com “um programa diversificado que está dirigido a todas as faixas etárias e estratos sociais”, dando-se destaque para o Coro das Mulheres da Fábrica, para João Rasteiro, poeta de Coimbra, e para o DJ Chimucadas.

PUBLICIDADE

Rui Amado salienta ainda a diversidade gastronómica que se poderá encontrar no festival, falando de pratos típicos como Matapa, Funge e Quizaca. 

Segundo José Manuel Silva, Presidente da Câmara de Coimbra, “esta é uma iniciativa de inclusão das várias comunidades”, que “aprofunda a relação com o nosso passado comum, mas sobretudo com o nosso presente e a construção também de um futuro comum”. 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

“Quem nunca veio a este festival da lusofonia venha”, convida o Presidente, afirmando que o certame nos transporta “para uma outra dimensão cultural, social, gastronómica e linguística”. 

O certame “congrega várias das casas da lusofonia aqui em Coimbra” e “visa celebrar a lusofonia num ano ainda mais especial onde celebramos os 500 anos de Camões”, avança João Francisco Campos, Presidente da União de Freguesias de Coimbra. 

A V edição do Festival Sons, Saberes e Sabores da Lusofonia começa esta sexta-feira, dia 28 de junho, pelas 18:30 e contará com um workshop de Kizomba, pelas 19:30. No sábado, dia 29 de junho, o certame volta a abrir pelas 12:30, e convida-nos a visitar a tenda dos sabores. O ponto alto será a atuação do Coro das Mulheres da Fábrica. Já no domingo, o último dia do Festival convida-nos a aproveitar, pela última vez, este certame com atuações de artistas angolanos, portugueses e brasileiros.

Veja o direto do NDC: 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE