Coimbra

Marshall “enterra” 603 mil nas descontinuadas Galeiria de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 14-07-2024

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, formalizou hoje, dia 9 de julho, a escritura para a aquisição de um imóvel, na áre ada Praça do Comércio. Com um investimento de 603 mil euros, a CM de Coimbra pretende que este decadente inadequado espaço “sirva para a instalação de empresas, a criação de espaços de cowork e, ainda, para acomodação de comércio no rés-do-chão”.

“Esta aquisição enquadra-se no “Plano Marshall” municipal para a revivificação da Baixa”, uma ideia que não é consensual entre a a freguesuia e câmata.

PUBLICIDADE

publicidade

O imóvel, situado na Rua Eduardo Coelho, 112, em plena Baixa (União das Freguesias de Coimbra), tem 200 metros quadrados. A proposta de aquisição foi aprovada na reunião do Executivo de dia 27 de maio. O edifício insere-se no Plano Estratégico de Reabilitação Urbana, parte integrante da Área de Reabilitação Urbana (ARU) Baixa, e vai ser objeto de uma refuncionalização, de modo a dinamizar a atividade comercial.

O rés-do-chão e a cave serão destinados a atividades comerciais e os restantes andares recuperados para espaços abertos de escritório/cowork com a finalidade de receber empresas que se queiram instalar na Baixa, “dentro de um enquadramento de dinamização e de revivificação da atividade empresarial na Baixa, podendo estar ligada ao comércio ou a outras atividades económicas, nomeadamente no âmbito de startups, de novas tecnologias e gestão global”, como se pode ler no despacho do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, datado de novembro de 2022.

Para a aquisição deste imóvel, o Município utilizou fundos externos, devidamente previstos no procedimento para Contratação de Empréstimo a Médio e a Longo Prazo-2023, aprovado por deliberações da Assembleia Municipal de 29 de junho de 2023 e de 10 de maio de 2024, com visto do Tribunal de Contas, comunicado a 13 de maio de 2024.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE