Coimbra

Marques Mendes não cabulou mas repetiu a cadeira de Direitos Reais em Coimbra

António Alves | 21 horas atrás em 02-04-2025

O candidato presidencial Marques Mendes formou-se em Direito na Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Numa entrevista ao Notícias de Coimbra, recordou o facto de ter estudado na Universidade de Coimbra entre 1975 e 1980. Nesse período foi “trabalhador-estudante”, já que só vinha a Coimbra para assistir a algumas aulas e fazer os exames.

PUBLICIDADE

“Eu estava em Coimbra e ao mesmo tempo estava, digamos assim, a trabalhar. É certo que a trabalhar em cargos políticos. Ou seja, eu fui adjunto de um governador civil e estive, depois, como vice-presidente da Câmara de Fafe, a minha terra. Foi nesse período que fiz o curso”, disse.

Para que fosse possível concluir o curso nos cinco anos da licenciatura, Marques Mendes reconheceu a importância de alguns colegas e “amigos meus que me facultavam os livros, as sebentas e tudo isso”.

Das aulas que assistiu recorda professores como Vital Moreira, Gomes Canutilho, Mota Pinto, Barbosa de Melo, Costa Andrade e Figueiredo Dias, entre outros. Mas houve um que o marcou pela positiva e pela negativa.

Era o docente da cadeira de “Direitos Reais”, Orlando de Carvalho. “Nessa cadeira só passei à segunda tentativa. Na primeira oral, chumbei, tendo só passado à segunda tentativa”, referiu.

Quanto à média final de curso, preferiu não errar, mas deverá ter andado entre os 13 e os 14 valores. Sobre a vida académica, Marques Mendes disse que “usufruiu”, principalmente nos períodos em que teve de fazer frequências e exames.

“Aproveitei sempre para ficar aqui alguns dias e para conhecer bem a cidade. Portanto, eu não me queixo de nada. De resto, e com disciplina, nós conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo”, afirmou.

Veja a entrevista NDC a Marques Mendes

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE