Coimbra
Marisa Matias acusou a Comissão Europeia de falhar a 100% nas previsões de resultados
A deputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, recordou hoje aos Comissários Olli Rehn e Lázló Andor, que relativamente a Portugal a Comissão falhou nas previsões dos resultados das suas recomendações e “não foi por pouco”.
Hoje, na Comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, no âmbito de uma troca de pontos de vista sobre o Diálogo Económico e o projecto de recomendações específicas por país, com os Comissários Europeus para os Assuntos Económicos e Monetários e o Euro, Olli Rehn, e para o Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, Marisa Matias sublinhou que, num momento em que se procuram aprovar novas recomendações para os Estados Membros, era necessário colocar duas questões, a primeira sobre o cumprimento das recomendações anteriores, e a segunda sobre se os resultados previstos teriam ou não sido obtidos.
PUBLICIDADE
A “nossa” eurodeputada fez o balanço relativamente a Portugal: “Quanto às recomendações, foram todas cumpridas. Houve sete avaliações da Troika e todas elas confirmam que as recomendações foram cumpridas. Contudo, quanto aos resultados temos divergências. De acordo com as previsões da própria Troika, em 2013 teremos: PIB, menos 9500 milhões de euros do que o previsto; desemprego, mais 5 pontos percentuais do que o previsto; dívida – mais 7,6 pontos percentuais do que o previsto; défice – mais 2,5 pontos percentuais do que o previsto” e concluiu: “a Comissão [Europeia] falhou as suas previsões e não foi por pouco.”
Marisa Matias terminou a sua intervenção confrontando os Comissários Europeus, com o facto de o FMI ter já reconhecido os erros nos programas de ajustamento, mas para a Comissão Europeia parece continuar a ser aceitável falhar os seus objectivos a 100%.
Related Images:
PUBLICIDADE