Política

Marcelo Rebelo de Sousa termina visita oficial à República Checa

Notícias de Coimbra com Lusa | 42 minutos atrás em 06-02-2025

Imagem: Rui Ochoa

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quinta-feira a sua visita oficial à República Checa, que iniciou na terça-feira, a convite do Presidente Petr Pavel, concentrada na capital.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Esta quinta-feira, o programa de Marcelo Rebelo de Sousa começa com um encontro na Universidade Carolina de Praga, onde estará com alunos e professores de língua portuguesa e dará uma palestra sobre “A Europa e o mundo em mudança”.

Depois de almoço, o chefe de Estado irá visitar o Mosteiro de Strahov e a sua famosa biblioteca, último ponto do seu programa na República Checa.

Na quarta-feira Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido no Castelo de Praga pelo Presidente checo, Petr Pavel, que convidou a visitar Portugal.

As relações entre Europa e Estados Unidos da América, nos planos do comércio externo e de defesa e segurança, foram o tema central das declarações dos dois chefes de Estado à comunicação social.

Ambos defenderam que é preciso manter a aliança transatlântica, com diálgo permanente, e salvaguardaram a importância do respeito pelo direito internacional e do respeito pela integridade territorial, embora relativizando algumas declarações do Presidente norte-americano, Donald Trump.

Petr Pavel, general na reserva, que presidiu ao Comité Militar da NATO entre 2015 e 2018, é Presidente da República Checa desde março de 2023. Entre 2012 e 2015 foi chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Checas.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve também no Senado e na Câmara dos Deputados e teve um encontro com o primeiro-ministro, Petr Fiala, que chefia um Governo de coligação de centro-direita.

Pelo meio, fez uma curta visita conjunta com Petr Pavel ao Museu de Tecnologia de Praga, para ver o carro Renault 21 levado de Portugal em dezembro de 1989 para ser usado na posse de Václav Havel como Presidente da então Checoslováquia.

Essa iniciativa foi promovida pelo então Presidente português Mário Soares — que se deslocaria a Praga por ocasião da posse de Václav Havel, nesse mesmo mês — e por um grupo de jovens portugueses dirigentes associativos que durante a Revolução de Veludo foi a Praga distribuir milhares de rosas.

Na terça-feira ao fim do dia, quando chegou a Praga, Marcelo Rebelo de Sousa esteve com algumas dezenas de representantes da comunidade portuguesa na República Checa – onde, segundo dados consulares de dezembro de 2024, residem cerca de mil cidadãos portugueses.

O último chefe de Estado português a visitar este país membro da União Europeia e da NATO tinha sido Cavaco Silva, em 2010, em visita de Estado. Antes, Mário Soares, em 1994, e Jorge Sampaio, em 2001, realizaram também visitas de Estado à República Checa.

O anterior Presidente checo, Milos Zeman, realizou uma visita de Estado a Portugal em dezembro de 2016, o primeiro ano de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa.

A República Checa aderiu à NATO em 1999 e à União Europeia em 2004.

O nome mais curto Chéquia foi adotado em 2016, mas República Checa permanece como designação oficial do país.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE