Cidade
Mão robótica 3D ajuda menino com malformação na mão direita
Tomás, um menino de nove anos que nasceu com uma malformação na mão direita, vai receber uma mão robótica 3D, produzida por uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Amanhã, dia 12 de setembro, pelas 16 horas, o pequeno Tomás e a sua família deslocam-se ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), no Polo II da UC, para receber o dispositivo protésico.
Produzida através da tecnologia de impressoras 3D, esta mão robótica tem um custo reduzido (menos de 70€) e sucede a uma primeira versão desenvolvida pelos investigadores em 2014.
Mahmoud Tavakoli, investigador do ISR, explica que a nova versão «tem uma performance muito superior» e vai ser disponibilizada para a comunidade E-nable, (enablingthefuture.org/), uma organização sem fins lucrativos, com 3.000 voluntários a nível mundial.
Assim, realça o investigador, «os voluntários de todo mundo vão aproveitar este progresso para imprimir mãos robóticas que funcionam muito melhor.»
Related Images:
PUBLICIDADE