Tomás, um menino de nove anos que nasceu com uma malformação na mão direita, vai receber uma mão robótica 3D, produzida por uma equipa de investigadores do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
Amanhã, dia 12 de setembro, pelas 16 horas, o pequeno Tomás e a sua família deslocam-se ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), no Polo II da UC, para receber o dispositivo protésico.
PUBLICIDADE
Produzida através da tecnologia de impressoras 3D, esta mão robótica tem um custo reduzido (menos de 70€) e sucede a uma primeira versão desenvolvida pelos investigadores em 2014.
Mahmoud Tavakoli, investigador do ISR, explica que a nova versão «tem uma performance muito superior» e vai ser disponibilizada para a comunidade E-nable, (enablingthefuture.org/), uma organização sem fins lucrativos, com 3.000 voluntários a nível mundial.
Assim, realça o investigador, «os voluntários de todo mundo vão aproveitar este progresso para imprimir mãos robóticas que funcionam muito melhor.»
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.