Coimbra
Manuela Bento com a Padroeira de Coimbra no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
A 23 de Junho, pelas 17:00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha a Artista Manuela Bento, inaugura a exposição que tem como ponto de partida, a Padroeira da Cidade de Coimbra. Esta Inauguração contará com participação do Coro Carlos Seixas.
PUBLICIDADE
Manuela Bento afirma que esta “obra coliga a magnitude de Santa Isabel que desde o seu nascimento, a quem foi atribuído o Poder Sagrado da concórdia, da pacificação e da fraternidade com a mais bela -” “Rosa de Aragão”- representada nesta peça pelas rosas que configuram o seu milagre mais conhecido”.
A peça transporta-nos de, 11 Fevereiro de 1281, data de nascimento da nossa Rainha Santa Isabel, para a modernidade, através dos seus milagres, curas e muitos outros feitos.
A pedra da base, evoca a construção da magnífica obra do Mosteiro de Santa Clara -a -Velha, que em 1314 a Rainha Santa Isabel, volta a habitar com as Freiras Clarissas de Coimbra.
A coroa de aço simboliza um prelúdio espiritual de simplicidade e pobreza voluntária da Rainha Santa, gera um sentimento de simpatia através da sua bondade e generosidade para com os que nada tinham, além do seu afeto.
A obra é encimada numa Flor de Liz que representa o Seu poder de soberania e lealdade.
A Rainha Santa Isabel era dotada de uma grande lucidez e perspicácia, quer a nível social e pessoal, quer a politico ou religioso que lhe permitiu intervir de forma astuta, no tabuleiro do poder, em plena idade média.
A artista frisa que “a exposição tem como marca a presença desta Forte Figura, assim como, transmitir um vigoroso simbolismo através dos elementos evocativos”
Related Images:
PUBLICIDADE