Coimbra

Manter Coimbra mais limpa: Novo plano anual de limpeza conta com 4 zonas de intervenção

Notícias de Coimbra | 29 minutos atrás em 16-01-2025

De modo a corresponder aos anseios dos munícipes e com o objetivo prioritário de manter a cidade mais limpa e cuidada, a Câmara Municipal de Coimbra implementa este ano, 2025, um novo plano de limpeza urbana organizado em quatro zonas e a ser implementado de forma rotativa durante o ano.

PUBLICIDADE

publicidade

O documento estratégico, desenvolvido pelo Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, está em constante atualização e deve ser adaptado às circunstâncias, face às necessidades verificadas ao longo do ano. Ao todo, as quatro áreas definidas correspondem a cerca de 50 quilómetros lineares, que vão ser percorridos pelas várias equipas municipais destacadas para tornar Coimbra mais limpa e cuidada. 

PUBLICIDADE

Para otimizar a atuação nesta vasta área, foram definidas quatro zonas de intervenção. As várias equipas de limpeza urbana vão passar, no prazo temporal de um mês, em pelo menos duas zonas. A zona 1, grosso modo, inclui Celas até à Conchada, Rua António José de Almeida, Olivais e Quinta da Maia.  A segunda contempla a Solum, Calhabé, Estrada da Beira, estendendo-se até à Rua Miguel Torga e Avenida Elísio de Moura. Já a zona 3 inclui o Bairro Norton de Matos e a Casa Branca, alargando-se também à Estrada da Beira e Avenida Fernando Namora. Por fim, a zona 4 abrange, no geral, o Vale das Flores.

Uma imagem com texto, mapa, atlas, captura de ecrã

Descrição gerada automaticamente

Todos os meses, as equipas de limpeza vão passar, pelo menos, por duas zonas de intervenção. Assim, em janeiro a atuação vai ser nas zonas 1 e 2, em fevereiro nas zonas 2 e 3, em março nas zonas 1 e 2, em abril nas zonas 1 e 4, em maio nas zonas 2 e 3, em junho nas zonas 3 e 4, em julho nas zonas 1 e 2, em agosto nas zonas 3 e 4, em setembro nas zonas 1 e 4, em outubro nas zonas 1, 2 e 3, em novembro nas zonas 1, 3 e 4 e, por fim, em dezembro nas zonas 1 e 2. Pontualmente, durante os meses, estão previstas intervenções fora das áreas previstas pelo plano.

Ao todo, a intervenção corresponde a um percurso de cerca de 50 quilómetros lineares, sendo que a zona 1 tem 11 quilómetros, a zona 2 aproximadamente 15 quilómetros, a zona 3 10 quilómetros e, por último, a zona 4 com 14 quilómetros. 

Desta forma, a Câmara de Coimbra procura corresponder aos anseios justificados dos munícipes, no sentido de manter a cidade mais limpa, mantendo-se as medidas de fiscalização de modo a sancionar comportamentos poucos cívicos de deposição de lixo de forma abusiva e sem regras. A autarquia apela, ainda, aos cidadãos para colocarem o lixo nos contentores adequados e contribuírem, assim, para o sucesso deste plano, que pretende tornar Coimbra numa cidade mais limpa e cuidada. 

Importa recordar que a CM de Coimbra disponibiliza um visualizador externo que permite aos munícipes consultar as entidades responsáveis pela gestão e pela manutenção dos espaços públicos, entre ouras opções. O visualizador de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), denominado “Limpeza de Vias e Espaços Públicos”, surge na sequência da postura de transparência que o Executivo municipal pretende imprimir na gestão da autarquia e foi criado, internamente, pelos serviços municipais em novembro de 2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE