Saúde

Mamã, faz parte deste grupo? Duas em cada 3 mães têm menos de 1 hora por dia para cuidar de si

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 semanas atrás em 11-11-2024

No âmbito do seu 40º aniversário, a Philips AVENT realizou um estudo sobre o tempo que cada mãe dedica a si na sua rotina diária, o qual revela que duas em cada três mães (61%) despendem apenas uma hora ou menos para as suas necessidades diárias básicas.

De acordo com a investigação, também cerca de metade das mães (44%) sente-se pressionada pelo facto de “ter de fazer tudo”, e mais de um terço (37%) preocupa-se “muito” com a sua felicidade e bem-estar gerais. Para 73% das mães, se a sua felicidade e bem-estar fossem afetados negativamente, isso afetaria a sua capacidade de cuidar do seu bebé ao longo do tempo, demonstrando que as mães cuidam melhor dos seus bebés quando também cuidam de si próprias.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta senda, a fim de romper com as barreiras socialmente institucionalizadas sobre o papel predominante das mães nas tarefas que dizem respeito aos seus bebés e filhos, a Philips AVENT desafia todos com o seu novo posicionamento Share The Care. Uma iniciativa que incentiva as famílias, os amigos e a sociedade em geral a apoiar as mães e a partilhar a responsabilidade dos cuidados com o bebé, para que as mulheres possam dar prioridade ao seu bem-estar e cuidados pessoais.

Nas palavras de Marci El-Deiry, Global Business Unit Leader, Philips Mother and Child Care, Women’s Health, “As mães continuam a ser a força vital da nossa sociedade, mas estão, constantemente, sob uma pressão crescente para serem ‘mães’. É preciso consciencializar as mães para o facto de que dedicar tempo a si próprias não é um problema, e que fazê-lo é bom não só para elas, como também para o bebé. Temos de desmistificar o tabu entre as mães de que precisar ou pedir ajuda não significa que não estejam a fazer um bom trabalho. É por isso que é crucial que as pessoas que as rodeiam intervenham o mais proactivamente possível e que façam parte deste processo desde o seu início.”

O posicionamento Share the Care da Philips AVENT surge numa altura em que as mães precisam mais do que nunca do apoio daqueles que lhes são mais próximos. O estudo explica que quase todas as mães (74%) acreditam que a pressão social e as expectativas aumentaram nos últimos 10 anos, algo com que a maioria da sociedade (66%) concorda. De facto, a maioria das pessoas (88%) reconhece que as mães sacrificam a sua saúde e bem-estar pessoal para cuidar dos seus bebés. Estes sacrifícios têm um risco: 74% das mulheres sentem-se mais ansiosas do que antes de terem os seus filhos.

Também a falta de descanso contribui ativamente para a forma como as mães se sentem hoje em dia, com mais de metade (51%) a afirmar que este fator aumenta ainda mais essa pressão; quase um quarto (23%) perde três ou mais horas de sono por noite. Apesar de os cuidados com o bebé serem algo que depende de ambos os parceiros, ainda há mães (66%) que gostariam que os seus parceiros estivessem mais envolvidos nos cuidados com o bebé. No entanto, a sociedade continua relutante, com um terço das pessoas (38%) a abster-se de intervir por receio de não cuidar do bebé da forma esperada pelas mães.

De acordo com Claudia Calori, Presidente de Marketing Global da Philips Personal Health, “o posicionamento Share The Care da Philips AVENT é uma chamada de atenção para todos nós e mostra, claramente, que, enquanto sociedade, temos de intervir e apoiar as mães. Comecemos por perguntar às mães que nos rodeiam se precisam de uma pequena ajuda. É importante que isto vá para além da família imediata, pois sabemos que a rede de apoio de cada pessoa é individual e única. Se mudarmos coletivamente o nosso comportamento e atitude, podemos realmente fazer a diferença na vida de qualquer mãe e família”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE