Primeira Página
Mais um caso de sarampo em Portugal
As autoridades de saúde portuguesas identificaram um caso de sarampo num bebé oriundo do Reino Unido e estão a alertar para a possibilidade de aparecimento de novos casos por efeito de contágio.
Como deu conta na altura a Renascença: “Foi confirmado um caso de sarampo, importado do Reino Unido (Birmingham), numa criança de 20 meses (não vacinada), residente temporária no concelho de Sintra”.
PUBLICIDADE
Este segundo caso é um dos irmãos deste bebé que testou positivo. As crianças, que não estão vacinadas, são filhos de emigrantes portugueses.
A DGS confirmou ainda que o primeiro caso foi notificado a 10 de janeiro de 2024 e que “está em curso a investigação detalhada da situação que inclui a recolha de informação clínica, laboratorial e epidemiológica do caso, a investigação da sua origem, a identificação dos contatos próximos na comunidade e a aplicação das medidas de controlo adequadas”, sendo que, até ao momento, não foram identificados “outros casos de sarampo associados”.
Recorda-se que é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave em pessoas não vacinadas, pelo que a DGS sugere a verificação do boletim de vacinas e relembra que “a vacinação contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação”.
Related Images:
PUBLICIDADE