Cidade
Machado continua a inovar na construção de rotundas
A Câmara Municipal de Coimbra informa-nos que a nova rotunda da Av. da Guarda Inglesa, que abarca os entroncamentos das ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha, começa a tomar forma.
PUBLICIDADE
Quando estiver pronta, a Rotunda vai possibilitar a inversão de marcha na Av. da Guarda Inglesa, facilitando assim, segundo a uatquia a entrada e saída do parque de estacionamento do Convento de S. Francisco, que ainda não funciona.
A nova rotunda pode ainda contribuir para facilitar o acesso, caso o projecto vá para a frente, ao Supermercado Aldi (na encosta da Coelho da Rocha) e à futura Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (no local do liceu).
A empreitada foi adjudicada à CONTEC – Construção e Engenharia S.A., por 116.663,73 euros (+ IVA), que deve concluir a obra até 7 de junho (se terminar antes, recebe mais cedo, garantiu Manuel Machado no auto auto de consignação).
Além da nova rotunda, a empreitada prevê também a reparação e pintura da passagem pedonal superior de acesso à Escola Silva Gaio.
Manuel Machado garantiu no dia 7 de março que esta obra “extremamente simples”, vai resolver o problema da Rua Coelho da Rocha, criando uma acessibilidade suplementar ao Planalto de Santa Clara
É um problema com 30 anos, acrescentou o líder do município, antes de referir que a construção da rotunda é uma homenagem aos “Amigos da Margem Esquerda”, nomeadamente ao Coronel Álvaro Seco.
Questionado sobre se pondera dar o nome do Coronel a esta rotunda, Manuel Machado respondeu que primeiro vai fazer a obra, só depois decidirá.
Entretanto, pode ser designada como entender, podendo ficar por enquanto como Rotunda do Silva Gaio e no futuro como Rotunda do Aldi.
A vantagem de uma rotunda bem feita é um bem para a comunidade, conclui Manuel Machado, que foi buscar inspiração a uma universidade especializada nesta problemática, o que o leva a adoptar esta solução em detrimento dos semáforos neste “antigo caminho de Bencanta”.
Tendo em conta o espaço disponível, como se pode ver na imagem do município de Coimbra, a rotunda apresentará um formato alongado e posicionamento descentrado em relação ao eixo da avenida.
A nova rotunda irá abranger os entroncamentos das ruas Luís António Verney e Coelho da Rocha e terá, no seu interior, uma área plantada, com três tílias e uma combinação de prado de sequeiro florido, mais sistema de rega.
A obra vai permitir inverter o sentido de circulação na Avenida da Guarda Inglesa, facilitando assim a entrada e saída a quem acede pelo sul (Av. João das Regras/Rossio de Sta. Clara) ao parque de estacionamento do Convento de S. Francisco. Diminui também o trajeto de quem sai do estacionamento e pretende rumar, por exemplo, à Ponte de Santa Clara ou à Solum.
Será ainda vantajosa para quem vier da zona do Rossio de Santa Clara e pretenda aceder à Rua Coelho da Rocha.
Durante a consignação dos trabalhos, em declarações aos jornalistas, Manuel Machado destacou mais um efeito benéfico – o da diminuição da velocidade, uma vez que, atualmente, os veículos atingem ali ritmos elevados, nomeadamente no sentido Portugal dos Pequenitos/Ponte Açude.
A faixa de rodagem em torno da futura rotunda terá uma largura variável, com 7m a nascente, 10m nas curvas, e 9m a poente. Ao nível dos passeios, o nascente terá 2m de largura e o poente, largura variável, com um mínimo de 1,75m.
Related Images:
PUBLICIDADE