Educação
Macau e Coimbra lançam duplo doutoramento em tecnologias de informação
A Universidade Politécnica de Macau anunciou a criação de um duplo doutoramento em tecnologias de informação com a Universidade de Coimbra e defendeu que pode ajudar a região a ligar a China aos países lusófonos.
De acordo com um comunicado, divulgado na quinta-feira, o programa terá a duração de três anos, sendo que os alunos da Universidade Politécnica de Macau (UPM) vão passar um ano em Coimbra e os estudantes de Portugal um ano em Macau.
O programa está aberto aos atuais alunos do doutoramento em tecnologias de informação da UPM, assim como aos estudantes do doutoramento em engenharia informática da Universidade de Coimbra (UC).
PUBLICIDADE
Os alunos do novo programa vão ter a ajuda de orientadores das duas universidades e acesso a plataformas de pesquisa científica interregionais e oportunidades de intercâmbio académico”, sublinhou a UPM.
Os estudantes poderão realizar “investigações aprofundadas sobre tecnologias de ponta em áreas como ciências informáticas, inteligência artificial, ‘big data’ e tecnologias de comunicação”, referiu o comunicado.
No final dos três anos, os alunos que concluam o doutoramento poderão receber diplomas atribuídos pelas duas instituições.
O reitor da UPM, Marcus Im Sio Kei, recordou no comunicado que há mais de dez anos que a instituição desenvolve uma cooperação “diversificada e bem sucedida” com a UC, que “tem contribuído muito para a cooperação no ensino superior entre a China e os países de língua portuguesa”.
A UPM disse esperar que o programa ajude a “cultivar mais talentos científicos e tecnológicos de destaque, com pesquisa científica de nível internacional, e promover o desenvolvimento de indústrias de alta tecnologia em Macau e na Área da Grande Baía”.
A Área da Grande Baía é um projeto de Pequim para criar uma metrópole mundial que integra Hong Kong, Macau e nove cidades da província de Guangdong, numa região com cerca de 80 milhões de habitantes e com um produto interno bruto (PIB) superior a um bilião de euros, semelhante ao PIB da Austrália, Indonésia ou México, países que integram o G20.
No comunicado, a UPM sublinhou que o doutoramento está em linha com uma das prioridades do Governo de Macau: a diversificação da economia do território, dependente do turismo.
Related Images:
PUBLICIDADE