Luz Saúde notifica Concorrência da compra de 70% da Idealmed

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 31-01-2018

A Luz Saúde notificou a Autoridade da Concorrência da compra de 70% da Capital Criativo Healthcare Investments II, que controla a Idealmed, dona da Unidade Hospitalar de Coimbra, segundo aviso publicado hoje.

idealmed

PUBLICIDADE

A operação de concentração consiste na aquisição indireta pela Luz Saúde do controlo das sociedades Idealmed III – Serviços de Saúde, Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro e Idealmed Ponte Galante, através da aquisição de 70% do capital da Capital Criativo Health Care Investments II, que detém o controlo direto das Sociedades Idealmed.

A Idealmed já era detida em 10% pela dona do Hospital da Luz, segundo o aviso publicado hoje.

Numa comunicação à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em 22 de janeiro, a Luz Saúde destaca que a Unidade Hospitalar de Coimbra, inaugurada em 2012, dispõe de cinco salas de bloco cirúrgico, duas salas de parto, 71 gabinetes de consulta e capacidade para 66 camas de internamento.

A Capital Criativo Health Care Investments II é dona da totalidade do capital da Idealmed III, Serviços de Saúde, Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro e Idealmed Ponte Galante, empresas que compõem o grupo Idealmed.

Este grupo, por seu turno, detém a Unidade Hospitalar de Coimbra e quatro clínicas de cuidados em regime de ambulatório no centro de Coimbra, Figueira da Foz, Pombal e Cantanhede, adianta a nota à CMVM.

PUBLICIDADE

publicidade

UHC_24
Recordamos que em março de 2017 a Capital Criativo  adquiriu ao Grupo Idealtower a totalidade do capital social das sociedades Idealmed III – Serviços de Saúde, S.A., Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro, S.A. e Idealmed Ponte Galante, S.A. (em conjunto, Idealmed), sociedades líderes na prestação de cuidados de saúde na região Centro”.

 
Na altura, a sociedade de capital de risco liderada por Nuno Gaioso Ribeiro salientava que com  essa aquisição, a Capital Criativo suporta um processo de management buy out (MBO) da equipa de gestão constituída por José Alexandre Cunha e Paulo Rendeiro, que se manterão, respetivamente, como presidente e vogal do conselho de administração da Idealmed.

Nessa data, a Capital Criativo garantia “a continuidade da estratégia de crescimento e expansão e dos serviços e infraestruturas de excelência da Idealmed, que a tornaram numa marca de referência no setor da saúde em Portugal”.

uhc_7

Ainda em março,  a Administração da Idealmed, através de José Alexandre Cunha, indicava que “concluiu com sucesso o processo de MBO às empresas operacionais do Grupo sediadas em Portugal”.

Acrescentava que o “presente acordo visa autonomizar a Gestão das sociedades operacionais do Grupo Idealmed, mantendo-se todos os activos não operacionais na posse do Grupo Idealtower e Idealmed SGPS, bem como garantir a sua necessária reorganização interna em virtude da estratégia de internacionalização assumida”.

A missiva de José Alexandre Cunha referia que “para a materialização da operação de MBO o Conselho de Administração da Idealmed contou com o apoio da Capital Criativo, uma sociedade de capital de risco cujo Presidente, Nuno Gaioso Ribeiro, é natural de Coimbra”. 

Sendo assumido que em Coimbra pouco vai mudar, é enaltecido que o presente acordo só foi possível graças à enorme confiança que o Chairman da Idealtower, Carlos Dias, tem no Conselho de Administração da Idealmed e no facto de o presente processo ir exactamente ao encontro da estratégia que sempre defendeu, salienta o administrador.

José Alexandre Cunha frisava que “a  par da diferenciação dos serviços prestados, a grande motivação do Accionista da Idealtower sempre foi a de replicar no mundo o conceito existente em Coimbra, sendo que é isso mesmo que o Grupo está a fazer e com evidente sucesso, como recentemente se demonstrou com a apresentação pública do Idealmed Muscat Hospital”.

Com o presente processo de reorganização, a Idealmed afirma-se como uma marca de Coimbra para o Mundo, tendo uma estrutura Accionista dedicada exclusivamente à Gestão Operacional das Unidades em Portugal e uma estrutura totalmente dedicada aos Projectos Internacionais, concluía em março José Alexandre Cunha.

A Capital Criativo é uma sociedade de capital de risco, privada e independente, fundada em 2009 pela equipa de gestão, que controla o respetivo capital. É uma sociedade registada e regulada pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Diretamente ou através dos fundos de capital de risco (FCR) que gere, a Capital Criativo investe na expansão acelerada de PME com estratégias de crescimento, vantagens competitivas e equipas de gestão qualificadas. A Capital Criativo tem atualmente mais de € 100 milhões de ativos sob gestão e uma carteira de 35 investimentos em diversos setores de actividade.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE