Mundo
Lula da Silva quer lutar contra subsídios agrícolas dos países ricos
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, defendeu na quarta-feira a necessidade de lutar contra os subsídios agrícolas nos países ricos, para combater a fome, durante uma cimeira virtual convocada pelo México para discutir a inflação.
“A fome é o resultado perverso de decisões políticas irresponsáveis e criminosas. O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014 graças a políticas implementadas desde 2003”, frisou Lula da Silva, de acordo com um comunicado da presidência brasileir, referindo-se às políticas implementadas durante o seu primeiro mandato enquanto Presidente do Brasil.
Lula da Silva, que participou na reunião por videoconferência, salientou também a “necessidade de agregar valor às cadeias regionais de produção de alimentos e de combater subsídios agrícolas nos países mais ricos”.
O chefe de Estado brasileiro ofereceu também a disponibilidade do Brasil para partilhar a sua experiência com políticas públicas de segurança alimentar, o que levou o país a eliminar a fome em 2014, embora tenha piorado novamente nestes indicadores nos últimos anos.
A chamada cimeira anti-inflação, convocada pelo México, contou com a presença do presidente anfitrião, Andrés Manuel López Obrador, e dos líderes da Argentina, Brasil, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, São Vicente e Granadinas e Venezuela.
Os países chegaram a sete acordos para combater a inflação e facilitar o comércio regional, incluindo a criação de um grupo de trabalho técnico com representantes do Governo de cada nação para determinar medidas de cooperação.
As nações participantes também concordaram em promover medidas logísticas e financeiras para permitir o intercâmbio de bens básicos e bens intermédios em melhores condições, tendo em conta a realidade de cada país e com a prioridade de redução de custos.
Related Images:
PUBLICIDADE