Luís Miguel Viana apontado para “coveiro” do Diário de Notícias?!

Luís Miguel Viana poderá ser o próximo director do Diário de Notícias, que, ao que tudo indica, passa a semanário.
O jornal Meios & Publicidade lembrou que “Marques Mendes anunciou no domingo, na SIC, o pedido de demissão de Paulo Baldaia do Diário de Notícias.
PUBLICIDADE
Contactado pelo M&P, o director do DN disse não ter nada a dizer sobre o tema. Fonte oficial do grupo Global Media refuta “as declarações proferidas pelo Dr. Marques Mendes no seu habitual comentário de domingo”.
As declarações de Marques Mendes surgem numa altura em que a administração do grupo Global Media estará a estudar a possibilidade de mudar para semanal a periodicidade do Diário de Notícias, reforçando a aposta na componente digital.
Segundo o “Observador”, o pedido de demissão de Paulo Baldaia terá ocorrido nos últimos dias, estando os administradores do grupo Global Media a estabelecer contactos no sentido encontrar um sucessor.
É neste cenário que entra Luís Miguel Viana, como também tinha entrado Miguel Sousa Tavares, hipótese que já foi descartada.
Segundo a nossa fonte, Luís Miguel Viana será “a pessoa certa” para liderar a passagem do DN de diário para semanário, o que obrigará a um downsizing na estrutura do periódico, que segundo fontes conhecedoras do mercado não terá condições para se afirmar com a nova periodicidade.
O mesmo M&P recorda que “a maior quebra percentual nas vendas em banca pertence ao Diário de Notícias, já que o título detido pelo Global Media Group fixou a sua média de vendas em banca por edição em 2017 nos 7.408 exemplares, uma descida de 19,71% comparativamente aos 9.226 exemplares vendidos em banca durante o ano de 2016”, o que coloca este jornal a vender um décimo do Correio da Manhã, líder de mercado.

José Manuel Diogo – Fotografado por Jorge Simão . 2017-03-10
Luís Miguel Viana é sócio de José Manuel Diogo “International Business Director at Global Media Group”(dona do JN, DN e TSF) e colunista do JN. Foi jornalista do Jornal de Coimbra, Público, DN, Independente e Visão,
Diogo “exerce” a função de “International Business Director at Global Media Group”. o que aconteceu depois de Paulo Rego ter entrado para a direcção da Global Media Group em representação de interesses chineses.
A par da actividade no grupo liderado por Vítor Ribeiro, José Diogo continua a sua fulgurante carreira como empresário e especialista em agências secretas.
Paulo Rego foi colega de Luís Miguel Viana na direcção da agência Lusa, no tempo do Governo de José Sócrates.
José Manuel Fernandes, ex-diretor do Público chegou a afirmar que Viana teria negociado diretamente com José Sócrates a cobertura das eleições legislativas de 2009, facto desmentido pelo então director de informação da Lusa.
No tempo em que Viana e Rego estavam na Lusa tiveram um “plano de internacionalização” da agência, onde contavam com o “sócio” Diogo, mas esse projecto nunca saiu do papel.
Luís Miguel Viana deixou a Lusa na mesma altura em que saiu Domingos Andrade, actual director executivo do JN.
José Diogo e Luís Miguel Viana foram patrões da esposa de Domingos de Andrade, quando esta colabrou com a empresa Valor de Fundo, detida pelos dois. Todos são próximos de Afonso Camões, diretor do JN, o jornalista que terá avisado Sócrates de que a sua prisão estava próxima.
Entretanto, por Coimbra, Aníbal Rodrigues, ex-adjunto do Presidente da Câmara de Coimbra, anunciou que vai passar a colaborar com o JN.
Rodrigues foi indicado a Manuel Machado, Presidente da Câmara de Coimbra, por Luís Miguel Viana e José Manuel Diogo.
Nos últimos 4 anos, empresas de Diogo e Viana, como a Valor de Fundo e Información Capital, receberam mais de 200 000,00€ da Câmara de Coimbra, sempre através de contratos por ajuste directo.
A Agenda Setting, uma das empresa de Diogo, faliu recentemente, tendo deixado dividas na ordem de um milhão de euros.
A maior parte do clientes das empresas de Diogo e Viana são da esfera pública ou municipal. Entre elas estão ou estiveram a Câmara Municipal de Coimbra Instituto Politécnico de Coimbra, Turismo do Centro, ISCTE, Ordem dos Médicos, Partido Socialista e Assunção Cristas, para citarmos só os mais recentes.
Notícias de Coimbra aguarda que Luís Miguel Viana e o Diário de Notícias confirmem ou desmintam “o rumor que circula entre Lisboa e Coimbra”.
Notícia em desenvolvimento
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.