Coimbra

Luís Costa: dos fósseis às caricaturas para estudantes em Coimbra

António Alves | 23 horas atrás em 13-03-2025

O caricaturista Luís Costa é uma das figuras incontornáveis da história estudantil em Coimbra.

Estudante da Universidade de Coimbra, começou nesta arte na década de 80. Habituado a desenhar fósseis, foi convidado pelos colegas para ser ele o responsável pela realização das caricaturas que iriam ser colocadas nas plaquetes que acompanham os carros dos cursos no Cortejo da Queima das Fitas.

PUBLICIDADE

publicidade

O trabalho agradou tanto que, com o tempo, passou a dedicar-se a esta arte a tempo inteiro. Para além da caricatura, este caricaturista conimbricense dedica-se ainda à ilustração.

PUBLICIDADE

Em relação às caricaturas, Luís Costa explicou que a questão da “cabeça grande” tem a ver com um truque usado pelos profissionais que aponta para o facto de que “um corpo inteiro proporcional à cara leva a que esta fique minúscula”.

“Nós temos um padrão cultural no nosso cérebro. Depois, é exagerar o que sai desse padrão”, explicou. Desde os primeiros traços até ao dia de hoje, garante que já fez mais de 60 mil caricaturas.

Veja a entrevista inicial a Luís Costa

Após a primeira conversa, o caricaturista de serviço no stand de Coimbra na BTL fez um desenho do jornalista António Alves.

O resultado desse trabalho para conhecer no segundo momento de conversa com o Notícias de Coimbra e onde confessou que gostaria de criar um Museu da Caricatura em Coimbra.

Veja a segunda entrevista ao Notícias de Coimbra

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE