Empreendedorismo

LUFAPO HUB: o futuro de mãos dadas com o presente

Angel Machado | 10 meses atrás em 14-01-2024

Coimbra acolhe novos projetos que incentivam o empreendedorismo inovador e criativo. É comum ouvirmos falar em coworkers, start-ups e scaleups. Esse modelo de negócio concilia num mesmo espaço criadores/artistas, tecnologia e empresas tradicionais.

O Lufapo Hub está, desde 2022, na Rua Júlio Veiga Simão, no Bairro do Loreto. Com aproximadamente 6000 m², pretende ser um centro de indústrias criativas e um local inspirador que tenha como pilares a Arte, a inovação, a sustentabilidade e a inclusão.

PUBLICIDADE

O espaço nasceu de um conceito desenvolvido e promovido pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, inspirado em projetos internacionais e nacionais de sucesso. De acordo com a engª química e coordenadora do Lufapo Hub, Ana Carvalho de Oliveira, as novas políticas económicas, que privilegiam a cocriação, a inovação inclusiva e o empreendedorismo, estão em consonância com o New European Bauhaus, um movimento da Comissão Europeia que pretende criar uma Europa mais bela, sustentável e inclusiva.

É um ecossistema que pretende envolver e sensibilizar as pessoas de Coimbra através de eventos abertos ao público e/ou ajudando os seus negócios. O impacto do www.lufapohub.pt no bairro do Loreto, e na cidade de Coimbra, começa a ser reconhecido. O mesmo acontece, também, com as parcerias de diversas entidades: Cearte, o I.P.C., a U.C. e a Câmara Municipal; a este projeto, também, são sensíveis a Bienal Ano Zero e Pescada nº.5.

“Ao fim de um ano e meio, pode dizer-se que o projeto tem sustentabilidade financeira. Sendo, na realidade, um verdadeiro ecossistema mesmo na dimensão económico-financeira. Havendo um equilíbrio financeiro entre os projetos empresariais recém-criados e os pequenos criadores com as empresas mais maduras instaladas”, garante Ana Carvalho de Oliveira.

Os empreendedores trabalham com o objetivo de criarem produtos ou serviços mais sustentáveis, a custos controláveis e com todo o suporte tecnológico e de inovação, sem perder o conceito de inclusão. Lufapo Hub aloja artistas de mais de seis nacionalidades.

Lufapo Hub em números: setenta e cinco colaboradores que se dividem entre as instalações no Iparque, em Antanhol e em Lufapo Hub. Trabalha-se vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Há cento e trinta pessoas/coworkers e quarenta projetos alojados, desde empresas tradicionais, a start-ups tecnológicas e a criadores/artistas de diversas áreas. Todos os utilizadores podem usufruir dos espaços comuns do edifício, como o refeitório/bar e das três salas de reuniões ou do auditório, além de ateliers de cerâmica, de pintura, de papel, de aromas, de teatro e cenários ou de prototipagem e impressão 3D. As pessoas com deficiência são fundamentais neste xadrez de diferenças: a rececionista e os jardineiros são da APPACDM.

PUBLICIDADE

publicidade

Dispõe de serviços administrativos e de apoio, uma receção, distribuição de correio, Wi-Fi e limpeza. Existem especialistas para o desenvolver um plano de negócios, um produto ou registo de patentes, caso seja necessário.

Para os colaboradores do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro o projeto é a oportunidade de colocar todo o conhecimento tecnológico, desenvolvido ao longo de 36 anos em prol da comunidade local, em projetos disruptivos e inovadores ajudando a criar novos negócios e emprego criativo.

Qualquer pessoa/empresa pode participar do projeto desde que tenha em conta o empreendedorismo sustentável, criativo, inovador e/ou inclusivo. Podem candidatar-se projetos em fase de início de atividade, start-ups, criadores, empresas em crescimento, ou mesmo profissionais liberais, ou empresas tradicionais que revelem ser complementares Lufapo Hub. As candidaturas podem ser enviadas para o e-mail: centro@ctcv.pt ou pelo telefone 239 499 200.

As próximas fases incluem a reabilitação integral do edifício, tornando-o ainda mais acessível e inclusivo, com o modelo do New European Bauhaus, onde serão utilizados materiais e soluções de construção sustentáveis. Inclui, ainda, a criação de um co-living para atrair nómadas digitais e criadores para residências artísticas de todo o mundo. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE