Vamos

Ludi Conimbrigenses de regresso a Coimbra e Conimbriga

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 05-05-2015

O Festea – Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico – em conjunto com a Associação Cultural Thíasos, Asociación Ludere et Discere (Espanha) e o Comité de Jumelage Millau-Sagunto (França) – apresentam, dias  6 e 7 de maio, uma nova edição dos Ludi Conimbrigenses, em Conimbriga e Coimbra respetivamente.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (26)

Os Ludi Conimbrigenses fazem parte de um projeto intitulado Ludi Europaei Classici inserido nos Programas de Aprendizagem Permanente da União Europeia (PROALV – Agência Nacional do Programa) e no subprograma Grundtvig, de que fazem parte, para além da Associação Cultural Thíasos, a Asociación Ludere et Discere e o Comité de Jumelage Millau-Sagunto.

Promovendo a formação de monitores e bolseiros de promoção cultural, os Ludi Conimbrigenses têm como objetivos fundamentais estudar, promover e representar obras de teatro grecolatino, estimular a leitura, a reflexão crítica e o prazer pela expressão dramática dos textos postos em cena e editar os textos em formato livro-bilhete, disponibilizado aos assistentes.

O programa é idêntico, em Conimbriga (Museu Monográfico de Conimbriga) e em Coimbra (Museu Nacional de Machado de Castro, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro Cultural D. Dinis), e inclui, às 9h30 o Carmen Seculare, pelo Grupo Thíasos, seguindo-se workshops sobre falar latim, mosaicos, escrita, mitologia, atividades de fórum, decoração mitológica, leitra de pedações de cerâmica, escrita em argila e fíbulas. Às 14h30, o Grupo Thíasos apresenta a peça “As Rãs”, de Aristófanes, a sua mais recente produção.

“As Rãs”, de Aristófanes, valeram ao seu autor, no ano distante de 405 a. C., o primeiro prémio no concurso dramático e a distinção de ter visto a peça – tal o entusiasmo com que o público a acolheu – reposta pouco tempo depois.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE