Vamos
Ludi Conimbrigenses de regresso a Coimbra e Conimbriga
O Festea – Festival Internacional de Teatro de Tema Clássico – em conjunto com a Associação Cultural Thíasos, Asociación Ludere et Discere (Espanha) e o Comité de Jumelage Millau-Sagunto (França) – apresentam, dias 6 e 7 de maio, uma nova edição dos Ludi Conimbrigenses, em Conimbriga e Coimbra respetivamente.
Os Ludi Conimbrigenses fazem parte de um projeto intitulado Ludi Europaei Classici inserido nos Programas de Aprendizagem Permanente da União Europeia (PROALV – Agência Nacional do Programa) e no subprograma Grundtvig, de que fazem parte, para além da Associação Cultural Thíasos, a Asociación Ludere et Discere e o Comité de Jumelage Millau-Sagunto.
Promovendo a formação de monitores e bolseiros de promoção cultural, os Ludi Conimbrigenses têm como objetivos fundamentais estudar, promover e representar obras de teatro grecolatino, estimular a leitura, a reflexão crítica e o prazer pela expressão dramática dos textos postos em cena e editar os textos em formato livro-bilhete, disponibilizado aos assistentes.
O programa é idêntico, em Conimbriga (Museu Monográfico de Conimbriga) e em Coimbra (Museu Nacional de Machado de Castro, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Centro Cultural D. Dinis), e inclui, às 9h30 o Carmen Seculare, pelo Grupo Thíasos, seguindo-se workshops sobre falar latim, mosaicos, escrita, mitologia, atividades de fórum, decoração mitológica, leitra de pedações de cerâmica, escrita em argila e fíbulas. Às 14h30, o Grupo Thíasos apresenta a peça “As Rãs”, de Aristófanes, a sua mais recente produção.
“As Rãs”, de Aristófanes, valeram ao seu autor, no ano distante de 405 a. C., o primeiro prémio no concurso dramático e a distinção de ter visto a peça – tal o entusiasmo com que o público a acolheu – reposta pouco tempo depois.
Related Images:
PUBLICIDADE