Coimbra

Lousanense conquista ouro em final mundial de competição de dança

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-07-2019

O jovem lousanense Eduardo Bolsa Neves participou na Final do maior concurso de dança mundial, Dance World Cup que se realizou em Braga no passado fim de semana, conquistando 4 medalhas de ouro e duas de bronze.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

O jovem, aluno da Academia Internacional Annarella Sanchez em Leiria, participou como solista, conquistando a medalha de bronze nas categorias de dança clássica e dança contemporânea e, arrecadou o ouro em dueto de dança clássica com a colega Nicole Soares, bem como o ouro nas categorias de Pas de Quatre, Dança Clássica, Dança Carácter/Folclore e Grupo de Dança Clássica.

Este será possivelmente o último concurso em que participa como estudante, uma vez que terminará este ano letivo os seus estudos de dança iniciando em breve uma carreira como bailarino numa companhia de dança.

Esta, é uma história que ainda se encontra em construção, sendo já uma longa viagem, pautada por muito esforço, dedicação à arte e muitos sacrifícios, numa área ainda pouco valorizada no nosso país e dispendiosa, que para além de um talento inato, requer trabalho árduo e diário.

O Eduardo iniciou o seu percurso de formação artística na área da dança, aos 8 anos de idade, localmente, na Academia de Bailado da Lousã, contudo aos 12 anos ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, o que o levou para longe do seu porto seguro. 

Desde agosto de 2016, integra o Conservatório Privado Internacional de Dança de Annarella Sanchez, em Leiria, que utiliza o método da Escola Cubana de Ballet (reconhecido mundialmente como um dos mais virtuosos), integrando o grupo de alto rendimento, pensado para alunos que possuem um enorme potencial morfológico e emocional que lhes permita aspirar a uma formação profissionalizante de excelência.

O Dance World Cup é uma competição que se destina às escolas privadas de dança, reunindo numa só evento as modalidades de ballet clássico, contemporâneo, hip-hop, acro-dance, sapateado, folclore e jazz. A final mundial  decorreu este ano em Braga, tendo participado 51 países e cerca de 6000 bailarinos, sendo que Portugal conquistou o em 2º lugar, com 90 medalhas. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE