Coimbra
Lousã: Votos de Reconhecimento para Catarina Sobral e Alexandra Martins
O Executivo Municipal aprovou da Lousã, por unanimidade, na reunião de 15 de fevereiro, votos de reconhecimento a Catarina Sobral (ilustradora) e Alexandra Martins (investigadora).
PUBLICIDADE
Catarina Sobral, ilustradora Lousanense, cujo livro “Achimpa” foi distinguido, pela Fundación Cuatrogatos, uma organização criada nos Estados Unidos para promover a leitura ibero-americana para a infância, como um dos melhores 20 livros para infância escritos ou traduzidos para espanhol publicados por editoras ibero-americanas, tem conquistado vários prémios desde que iniciou a sua carreira.
Em 2012, a mesma publicação agora distinguida valeu-lhe o prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para melhor livro para a infância.
Já em 2014, com o livro “O meu avô”, venceu o prémio internacional de ilustração, da Feira do Livro Infantil de Bolonha.
Actualmente a autora integra a exposição da Ilustrarte – Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, patente em Lisboa.
Catarina Sobral, foi distinguida em 2014 pela Câmara Municipal da Lousã, com o prémio “Lausus” Carlos Reis – Artes Plásticas, Design e Arquitectura.
Já Alexandra Martins, também lousanense, foi galardoada com o Prémio de Investigador de Mérito, atribuído pela Comissão de Prémios do 11º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, pelo trabalho intitulado “Qualidade de vida na infeção VIH: Perfis segundo o modo de transmissão”, em co-autoria com Fabiana Monteiro, Renata Fialho, Maria Cristina Canavarro & Marco Pereira.
Alexandra Martins, é estudante de doutoramento em Psicologia da Saúde na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Grupo de Investigação Relações, Desenvolvimento & Saúde [RD&S] do CINEICC), e este trabalho decorre no âmbito do seu projeto de Doutoramento, financiado por uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia, e enquadra-se, igualmente, no contexto de um projeto de investigação financiado pelo programa Investigador FCT.
O objetivo do trabalho consistiu em avaliar os perfis de qualidade de vida segundo a categoria de transmissão do VIH (transmissão entre homens que têm sexo com homens, transmissão por via heterossexual, transmissão por utilização de drogas injetáveis) e analisar os domínios que contribuem para a qualidade de vida geral, separadamente para cada um dos três grupos.
Related Images:
PUBLICIDADE