A vila da Lousã vai acolher no fim de semana a corrida em trilhos Louzantrail, a primeira e única em território português do circuito ibérico ‘golden trail series’.
A prova longa, de 29 quilómetros, é a primeira deste ‘minicampeonato’, que prossegue em Espanha, com a Maraton del Meridiano (42 km), em 02 de fevereiro, o Trail Cap de Creus (23 km), em 07 de abril, e a Zegama Aizkorri (42 km), em 02 de junho, culminando com a final na Sky Pirineu (36 km), marcada para 05 de outubro.
PUBLICIDADE
Além desta distância, integram ainda o programa da prova organizada desde 2000 pelo Montanha Clube Trail Running as corridas curta (16 km) e ultra (43 km), percorrendo os mais emblemáticos locais da região.
“É difícil destacar partes do percurso, e até um pouco ingrato, mas se tivermos de o fazer serão claramente locais como as Aldeias do Xisto da Serra da Lousã: Casal Novo, Talasnal, Candal e Cerdeira. Não podemos deixar de referir igualmente as estruturas ‘Isto é Lousã’, como os sofás, as letras do Chiqueiro e o Baloiço do Trevim. Os atletas terão o privilégio de conhecer estes locais através de trilhos antigos, usados pelos povos serranos”, segundo o diretor da prova, Tiago Lobo.
Também o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, considerou o Louzantrail como um dos “eventos marcantes que contribuem para o reforço da identidade concelhia e para o reforço da marca Lousã”.
No domingo, cerca de 1.600 participantes vão enfrentar as várias distâncias de uma prova habitualmente realizada em junho e que foi antecipada devido à organização do campeonato do mundo de trail, nos Trilhos dos Abutres, em 09 de junho, no vizinho concelho de Miranda do Corvo.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.