Primeira Página

Lousã: 300 filmes de 43 países no Festival Internacional de Cinema de Turismo

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 23-09-2024

Mais de 300 filmes, de 43 países, estarão a concurso na 17.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, na Lousã, em quatro dias do mês de outubro, revelou hoje a organização.

PUBLICIDADE

“Temos este ano filmes de 43 países e cinco competições ao mesmo tempo: duas competições para filmes submetidos ao concurso, competição nacional e internacional, mas para além disso o ART&TUR contribui para a produção de conteúdos que valorizam o local onde acontece, com o Art&Factory, pela primeira vez o Art& Storytelling e o Blogging”, destacou o diretor do Festival ART&TUR, Francisco Dias.

A 17.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo decorre na vila da Lousã, no distrito de Coimbra, de 22 a 25 outubro. Ao todo, concorrem 302 filmes, de 43 países, sendo cerca de metade de nacionalidade portuguesa.

PUBLICIDADE

Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu hoje no Teatro Municipal da Lousã, Francisco Dias explicou que o Festival terá um júri nacional e internacional, sendo este último dirigido pelo artista digital Aldo di Russo.

“São 44 peritos das várias áreas, de 24 nacionalidades e de cinco continentes. O júri tem 15 pessoas com doutoramento e teremos connosco um Óscar de Hollywood de 2012”, indicou.

PUBLICIDADE

Aos jornalistas, o também vice-presidente da CPFC – Centro de Portugal Film Commission disse ainda que nos três primeiros dias “a porta está aberta a toda a gente”, ficando para a tarde do último dia a cerimónia de entrega dos prémios (total de 67).

A programação foi organizada por sessões temáticas de filmes finalistas, antecedidas por mesas redondas, sendo no primeiro dia a língua oficial o português e nos restantes o inglês.

Já o presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, evidenciou a importância deste evento “não só para a região, mas também para o país”, realçando a grande participação nacional e internacional.

“Vão ficar aqui na nossa Região Centro, na Lousã, três ou quatro dias. Criam toda uma dinâmica na região e uma notoriedade para a marca da Região Centro, pelo impacto que o festival tem na comunicação social, não só nacional como internacional”, sustentou, acrescentando ainda que o sucesso de um desses filmes, gravado nesta zona do território, também pode ser um atrativo para se conseguir mais turistas.

Sobre o evento, o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, considerou que confere prestígio e notoriedade acrescida à programação que apresentaram para o Teatro Municipal, bem como para a marca Lousã.

“Vai ter vários impactos positivos diretos para a Lousã, desde logo o acréscimo de pessoas que virão e conhecerão a Lousã, toda a dinâmica que vai criar no concelho e ainda o que vai ser produzido com base naquele que é o território e marcas identitárias da região. Em termos indiretos, vai significar promoção e notoriedade acrescidas”, referiu.

O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é organizado em parceria pelo Turismo Centro de Portugal, Câmara Municipal da Lousã, Cine-Teatro da Lousã e diversas instituições locais, contando com 12 categorias: alterações climáticas, ambiente e ecologia; arte e criatividade, aventuras e expedições; cultura e património; destinos turísticos; desporto e lazer, inovação no turismo, música e dança, produtos turísticos, questões de turismo sustentável e serviços turísticos.

Faz parte do CIFFT – rede de festivais internacionais de cinema de turismo, uma rede que visa contribuir para posicionar as melhores estratégias de vídeo marketing a nível global, reunindo, durante quatro dias, os melhores produtores audiovisuais e especialistas em turismo de todo o mundo.

É, desde 2018, um festival itinerante na Região Centro, tendo passado por Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e Caldas da Rainha.

No próximo ano irá realizar-se no Fundão, seguindo para Ovar e Castelo Branco nos anos seguintes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE