Região

“Livros Proibidos Durante O Estado Novo” pretende mostrar obras que foram censuradas pelo regime

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 27-11-2023

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra apresentou na manhã desta segunda-feira, dia 27 de novembro, a exposição itinerante “Livros Proibidos Durante O Estado Novo” sobre livros e autores censurados durante o Estado Novo, respondendo ao desafio do Plano Nacional das Artes e da Rede de Bibliotecas Escolares da Região Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição é constituída por duas caixas de madeira, com um painel de apresentação através de um dos lados perfurados onde é possível contemplar 30 exemplares “de autores portugueses, familiares aos alunos”, revela o curador da exposição, António Maia do Amaral. O número de livros expostos é, para António Maia do Amaral ” o adequado para uma exposição bibliográfica”.

PUBLICIDADE

Integrada nas programações oficiais dos 50 anos do 25 de abril, dia da Liberdade, a exposição é importante porque “pretende chamar à atenção, não só dos ganhos e das vantagens dessa liberdade, mas também para os riscos que enfrentamos quando julgamos que a liberdade está perfeitamente garantida, mesmo em relação à literatura”, refere Delfim Leão, vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

A seleção das obras, que integram a mostra, “foi um resultado equilibrado” de entre os mais de 10 mil livros censurados, revela o curador. 

A partir de um QR Code impresso na cinta que envolve cada livro, o leitor tem acesso à informação textual sobre o processo de censura daquela obra e pode-se ouvir o despacho que a proibiu ou um excerto do texto, que “foram gravados por atores e atrizes de Coimbra”, menciona António Maia do Amaral.

A exposição itinerante começa esta semana em escolas do concelho de Coimbra, como a Escola Secundária D. Maria, Escola Secundária Quinta das Flores e Escola Secundária D. Duarte, dando prioridade às escolas secundárias, numa primeira fase às escolas do concelho e posteriormente às escolas da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. 

Confira todas as declarações na conferência de imprensa, realizada na manhã do dia 27 de novembro, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE