Vamos
Literatura, cinema, teatro e oficinas nos 20 anos da Biblioteca da Mealhada
Sessões de cinema, literatura, espetáculos de teatro e oficinas compõem a programação que serve para celebrar os 20 anos da Biblioteca Municipal da Mealhada, durante todo o mês de novembro, revelou a Câmara Municipal.
“Delineámos um programa que procura mostrar a Biblioteca nas suas diversas dimensões e aos vários públicos, afirmando-a como um centro de cultura que inclui os livros e a literatura, mas vai muito para além desta vertente”, destacou a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Filomena Pires.
PUBLICIDADE
De acordo com a autarca, ao longo da sua vida, a Biblioteca da Mealhada vem-se assumindo como polo privilegiado para a promoção, divulgação e dinamização da estratégia de desenvolvimento cultural e social do concelho.
A Biblioteca Municipal da Mealhada celebra 20 anos no dia 29 de novembro, embora assinale a data durante todo o mês, com um vasto conjunto de atividades.
Um dos pontos altos de todo o programa será no próprio dia de aniversário, com a implementação do sistema ColorADD, uma linguagem única, universal e inclusiva que permite ao daltónico identificar as cores, tornando este equipamento público mais inclusivo.
Ainda neste dia, será atribuído ao auditório da Biblioteca o nome de José Lopes dos Reis de Melo, “numa homenagem ao bibliotecário que fica na história da cultura do concelho pelo trabalho desenvolvido na dinamização da Biblioteca Itinerante n.º 2 e da Biblioteca Fixa n.º 183, ambas da Fundação Calouste Gulbenkian”.
Na próxima terça-feira a Biblioteca da Mealhada apresenta, em segunda estreia, “A Almeria de Leone, de Paulo Fajardo, um documentário que faz o retrato de um período de 11 anos da vida de Sérgio Leone, cineasta italiano, que marcou o percurso do cinema até à atualidade.
Já na quarta-feira, o jornalista de cinema, apresentador de televisão e escritor Mário Augusto é o convidado do ciclo de conversas com escritores “Palavra de Autor”, que vem falar da sua experiência com o cinema, livros e audiovisual.
O designer e criador de conteúdos Fernando Ferreira propõe um workshop de fanzines (publicações não profissionais e não oficiais produzidos por entusiastas de uma cultura particular), no dia 13 de novembro, enquanto a 16 de novembro realiza-se a oficina literária “O monstro somos nós”, baseada na obra “O monstro das cores”, incluído no Plano Nacional de Leitura.
No dia 20 é inaugurado o novo clube de leitura “Fora da estante”, um clube que vai contornar as leituras obrigatórias e promover uma leitura através de uma dinâmica do grupo.
Uma outra rubrica que estreia este mês, a 23 de novembro, é “Histórias Cão’Sentido”, uma atividade que combina um conto com a interação de um cão terapeuta – o Max.
Segundo esta autarquia do distrito de Aveiro, a Biblioteca vai receber também os “Contos com Sotaque”, onde pessoas radicadas na Mealhada oriundas de vários países vêm contar histórias das suas terras e o “Clube de Leitura Grande”, que, uma vez por mês, junta leitores que partilham o gosto pela leitura.
Até ao final do mês estará patente a exposição “20 anos de leituras”, dando a conhecer o trabalho desenvolvido desde a génese da Biblioteca Municipal da Mealhada.
A Biblioteca Municipal da Mealhada, instalada num edifício da zona central da cidade, abriu ao público a 29 de novembro de 2004, sendo constituída por uma secção de leitura geral, secção infantojuvenil, sala polivalente, mediateca ou a zona de leitura de jornais.
Related Images:
PUBLICIDADE