Lisboa vai receber em 2022 as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), consideradas o maior evento organizado pela Igreja Católica, anunciou hoje o prefeito do Discatério para os Leigos, Família e Vida, organismo do Vaticano.
O anúncio foi feito na missa de encerramento das JMJ, que hoje terminam na Cidade do Panamá.
O Presidente da República saúda e congratula-se com o anúncio oficial, feito hoje por Sua Santidade o Papa Francisco.
PUBLICIDADE
Recordamos que o Presidente da República esteve presente na cerimónia na Cidade do Panamá em que o Papa Francisco fez este anúncio e comemorou a notícia juntamente com todos os peregrinos e voluntários portugueses ali presentes.
As JMJ nasceram por iniciativa de São João Paulo II, que as imaginou aquando da missa no Parque Eduardo VII em Lisboa, em 1982, e as lançou após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Constituem um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.
Será um grande acontecimento para Portugal e para os jovens portugueses de todas as origens, acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.
O cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e cinco bispos portugueses (das dioceses de Lisboa, Guarda, Coimbra, Braga e Bragança-Miranda), assim como outros padres portugueses concelebraram a eucaristia.
O primeiro-ministro português, António Costa, garantiu hoje que o Governo dará “todo o apoio” para garantir o sucesso das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Lisboa, que classificou como “evento extraordinário”.
As próximas Jornadas Mundiais da Juventude vão decorrer no Parque Tejo, distrito de Lisboa, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, que tem mantido conversações com a autarquia lisboeta e com a Igreja.
O autarca referiu que a Câmara de Loures tem vindo a estabelecer contactos informais com a Igreja e com o presidente do município de Lisboa, Fernando Medina, no sentido de começar a ser estruturada a organização do evento.
“Já temos conversado, mas a partir de hoje iremos desencadear todos os processos de planeamento e preparação que são indispensáveis para que esta iniciativa seja um sucesso. É preciso avaliar o que será necessário em termos de espaço e de infraestruturas”, explicou.
O autarca de Loures destacou ainda o facto de as JMJ decorrerem nas margens do rio Trancão, nas imediações do Parque das Nações, um “local de enorme beleza, mas que necessita de ser requalificado”.
You must be logged in to post a comment.