Saúde
Linha SNS 24 manda menino para urgência que estava fechada
O dia de Natal ficou marcado pelo encerramento de 11 urgências hospitalares em todo o país. Os utentes foram aconselhados a contactar as linhas SNS 24, SNS Grávida e SNS Criança antes de saírem de casa.
A Linha SNS 24 encaminhou no dia de Natal crianças para o Hospital de Torres Vedras, mas as urgências pediátricas encontravam-se encerradas. A unidade hospitalar garante que a informação foi enviada para os serviços do Ministério da Saúde, relata a SIC Notícias.
Na segunda-feira, um menino de 5 anos foi observado na unidade de cuidados primários. Estava com febre há 3 dias e a temperatura não baixava.
PUBLICIDADE
No dia de Natal os sintomas agravaram-se, o menino tinha dores de ouvidos e de garganta. A mãe telefonou para a Linha SNS 24. Uma hora e meia depois de ter telefonado, foi finalmente atendida por uma profissional de saúde.
Depois de explicar o que se passava recebeu a mensagem para levar o filho ao serviço de urgências pediátricas do Hospital de Torres Vedras, contudo, a progenitora tinha visto que estavam encerradas.
Da linha do Serviço Nacional de Saúde insistiram que as urgências pediátricas estavam abertas. Decidiu então procurar assistência noutro hospital, o mais próximo era o das Caldas da Rainha, a 40 quilómetros de casa.
Quando a criança foi finalmente observada, a pediatra confirmou que as dores eram provocadas por uma otite e uma inflamação na garganta.
Related Images:
PUBLICIDADE