A 26 de Março [de 2025], Isabel Figueiredo opinou que “na política não pode valer tudo”. Volvidos uns dias, Liliana Pimentel opinou que “na vida e na política não pode valer tudo”.
Liliana Pimentel, candidata independente à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova na sequência de uma ruptura com o PS, divulgou as suas ideias através do Diário de Coimbra. Isabel Figueiredo publicou as dela em “O portal dos Jesuítas em Portugal” (Ponto SJ).
O começo do artigo de Isabel Figueiredo é precedido de uma entrada concebida para sintetizar o pensamento da autora e para despertar interesse pela leitura. A divulgação feita por Liliana Pimentel, na qualidade de membro da Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra, tem início com as palavras “na vida não vale tudo; com excepções, claro”. Ora, trata-se exactamente das mesmas palavras do começo do artigo de Isabel Figueiredo.
PUBLICIDADE
A análise comparativa a que foram sujeitos os dois textos demonstra que o de Liliana Pimentel só não é exactamente igual ao de Isabel Figueiredo na medida em que o desta autora é um pouco mais extenso. Quer isto significar que Liliana publicou o texto de Isabel com pequenas amputações.
A temática escolhida por Isabel Figueiredo foi do agrado de Liliana Pimentel à luz da conjuntura política em que está envolvida a ex-autarca de Condeixa. Mas a candidata devia deixar claro que tomou de empréstimo o ângulo de Isabel Figueiredo. A transparência é um valor incontornável, na vida como na política.
PUBLICIDADE