Coimbra
Ligação das ruas do Brasil e dos Combatentes vai ser requalificada
A Câmara Municipal (CM) de Coimbra consignou hoje a empreitada de requalificação urbana da zona de ligação da rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes. A obra fica entregue à empresa Civibéria – Obras Civis, SA., que venceu o concurso público, e representa um investimento superior a 830 mil euros, que terá de ser executado em 390 dias.
Vai avançar a obra do lote 5 da ampla empreitada de requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça que representa um investimento global de 2,5 milhões de euros e que a autarquia já deu início em maio, integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra.
PUBLICIDADE
Esta empreitada será realizada pela empresa Civibéria – Obras Civis, SA., que venceu o concurso público, pelo valor de 834.008 euros (IVA incluído). A intervenção prevê a requalificação urbana da zona de ligação da rua dos Combatentes com a rua do Brasil e espaços envolventes.
O objetivo é revitalizar o coração da cidade, bem como qualificar o transporte público e o ambiente urbano. A ação passa pela ampliação do espaço público, privilegiando a circulação pedonal e promovendo o recreio e o lazer, a inclusão, a sustentabilidade ambiental e a reformulação da rede viária. Pretende-se, assim, contribuir para um centro urbano mais coeso, qualificado e atrativo para o peão.
No troço entre a rua dos Combatentes e a praça de São José terá o passeio sul aumentado, prevendo assim a redução da faixa de rodagem. O objetivo é promover a segurança e o conforto da circulação de peões e garantir a fluidez do tráfego, nomeadamente dos transportes públicos. É também proposta uma solução de tráfego que permita a inversão de sentido, através do redesenho do ilhéu direcional do cruzamento. Os lugares de estacionamento passarão a estar delimitados e ordenados. As passagens de peões são relocalizadas de forma a garantir a acessibilidade e segurança dos peões, incluindo a aplicação do devido rebaixo e instalação de piso tátil.
No troço entre a praça de São José e a rua do Brasil pretende-se corrigir algumas assimetrias do espaço público, sendo expandido o passeio oeste para uma largura aceitável e relocalizadas as paragens de autocarro. O estacionamento abusivo resultante do excesso de espaço viário deixa de existir e as passagens de peões são relocalizadas de forma a garantir a acessibilidade e segurança dos peões, incluindo a aplicação do devido rebaixo e piso tátil.
Já no troço da praça de São José e a rua Avelar Brotero será solucionado esta relação dos dois espaços, com o intuito de promover a qualidade do canal de circulação pedonal. Desta forma, o passeio existente é desobstruído, passando a permitir a circulação confortável, segura e inclusiva dos peões, através da eliminação das árvores de grande porte. O deslocamento dessa cortina vegetal para a faixa de estacionamento, constitui o parâmetro pelo qual são delimitados e ordenados os lugares de estacionamento. De referir que esta solução permite a introdução de um maior número de árvores, regular e continuamente distribuídas.
Recorde-se que, a 12 de novembro, a autarquia consignou a empreitada referente ao lote 1 deste procedimento. Um investimento de 295.171,51 euros (IVA incluído) que visa a construção e remodelação de passeios na rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da ladeira dos Lóios, que inclui o caminho e as escadas dos Lóios. Este percurso pedonal integra a ligação entre a zona da Cumeada e a zona do Calhabé, onde se situa um importante polo educativo e uma zona desportiva e comercial, e que é, por isso, muito frequentada. A empreitada inclui ainda, na zona de Celas, uma intervenção na rua Bernardo de Albuquerque, para alargamento de passeios e priorização da circulação pedonal.
A CM Coimbra prossegue, assim, com a requalificação de passeios por todo o concelho. Já no início do mês de maio, a autarquia avançou com uma ampla operação de melhoria dos caminhos pedonais desde a rua Miguel Torga até à rua do Brasil (correspondentes aos lotes 2, 3 e 4). Um investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, que visa essencialmente aumentar a segurança e o conforto na mobilidade pedonal, eliminar barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, criar novos espaços verdes para lazer e convívio, com instalação de mesas, cadeiras e equipamentos de ginástica e de manutenção, reforçar a iluminação pública e a plantação de árvores.
Recorde-se que no âmbito destas empreitadas a CM Coimbra vai plantar 160 novas árvores, o que equivale a sete novas espécies por cada uma que terá de ser removida por razões de segurança ou fitossanitárias.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE