Portugal

Liga quer criar comissão de avaliação dos veículos de bombeiros

Notícias de Coimbra com Lusa | 13 horas atrás em 25-01-2025

Imagem: Facebook Fenix

A Liga Portuguesa dos Bombeiros vai discutir sábado a criação da Comissão de Avaliação da Segurança em Veículos de Bombeiros, anunciada depois do acidente que vitimou um bombeiro de Odemira.

A discussão está incluída na reunião do conselho nacional da Liga Portuguesa dos Bombeiros, que acontece no Centro Cultural de Cascais, e outro dos temas que será abordado, avançou a Liga em comunicado, será a criação de uma comissão técnica para estudo de emergência pré-hospitalar e inter-hospitalar nos bombeiros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O conselho nacional vai ainda analisar o regulamento do fundo de proteção social do bombeiro para que possam ser encontradas soluções para o melhorar.

PUBLICIDADE

A comissão de avaliação da segurança dos veículos dos bombeiros foi anunciada a 08 de janeiro pelo presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, António Nunes, que explicou que um grupo de cinco elementos vai analisar as condições de segurança de todos os veículos dos corpos de bombeiros – ambulâncias e carros de combate a incêndios.

Esta comissão terá ainda como função investigar alguns dos maiores acidentes dos últimos três anos, tendo em conta que alguns aconteceram em contexto de velocidade reduzida.

No dia 01 de janeiro, um despiste de um carro dos bombeiros da corporação de Odemira provocou a morte de um bombeiro e deixou feridos outros quatro homens.

Os bombeiros integravam uma das equipas de intervenção permanente (EIP) de Odemira e regressavam ao quartel depois de terem sido chamados a intervir “numa queimada autorizada que se descontrolou” em Sabóia, no interior do concelho de Odemira, quando o veículo de combate a incêndios se despistou.

O Ministério Público instaurou um inquérito ao acidente e o Ministério da Administração Interna, além de ter ordenado a abertura de um inquérito urgente à Inspeção-Geral da Administração Interna, determinou também a suspensão do uso das 81 viaturas que faziam parte do mesmo lote para averiguação de eventuais anomalias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE