Coimbra

Liga Portuguesa Contra o Cancro anuncia os vencedores das Bolsas de Investigação em Oncologia

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 13-03-2025

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro anunciou, esta sexta-feira, dia 14, os projetos vencedores das Bolsas de Investigação em Oncologia 2024/25. Foram premiados sete projetos, num investimento global de 70 mil euros para a investigação científica na área da oncologia.

Recorde-se que a atribuição das bolsas confere um valor individual de 10 mil euros a:

PUBLICIDADE

publicidade

Quatro bolsas no âmbito da parceria com o Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia (CIMAGO), que se destinam a apoiar projetos de investigação em oncologia integrados no âmbito da atividade de investigação do centro;

PUBLICIDADE

Uma bolsa Dr. Rocha Alves, com vista ao apoio a trabalhos de investigação relevantes na área da oncologia realizados em Portugal, desenvolvidos também por equipas de investigação sediadas num dos distritos da zona centro;

Uma Bolsa Dr. Dário Cruz, destinada a equipas de investigação que integrem investigadores que apresentem um projeto de investigação na área do cancro da mama e que estejam sediadas nos distritos da região Centro da zona de ação do NRC.LPCC;

E uma Bolsa Professor Carlos de Oliveira,  destinada a projetos de investigação na área da ginecologia oncológica, podendo concorrer equipas de investigação que integrem investigadores licenciados e/ou com os graus de mestre ou de doutor e que estejam sediadas na zona de ação do NRC.LPCC.

A investigação científica em oncologia é entendida pela LPCC.NRC como um dos pilares do progresso das sociedades contemporâneas. Na sessão formal de atribuição da assinatura dos contratos de concessão das Bolsas, Catarina Resende sublinhou que “é o culminar de uma série de ações que a Liga desenvolve, incentivando à investigação como força motriz para o desenvolvimento de projetos que são dirigidos aos doentes oncológicos, sem descurar o aspeto social”.

Para a vogal da Direção do NRC.LPCC “é determinante pensar no doente. Os investigadores e clínicos devem responder às expetativas dos doentes e é essa resposta que permite determinar a qualidade da investigação”, conclui.

Desde 2015, o NRC.LPCC já atribuiu 44 Bolsas (32 Bolsas LPCC-NRC/CIMAGO, 9 Bolsas Dr. Rocha Alves, 2 Bolsas Dr. Dário Cruz e 1 Bolsa Professor Carlos de Oliveira), tendo contribuído, assim, ao longo destes anos, com cerca de 504 mil euros para a investigação em Oncologia.

A sessão contou, também, com a presença de Isabel Carreira, Coordenadora do CIMAGO e Subdiretora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, José Manuel Casanova, Presidente da ACIMAGO, Paula Alves, diretora do Serviço de Radioterapia do IPOC e vogal da Direção do NRC.LPCC e Carlos de Oliveira, ex-presidente do NRC.LPCC que, pela primeira vez, deu nome a uma das Bolsas entregues.

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE