O “Licor do Ti Zé” é mais do que uma bebida: é uma verdadeira herança de sabor e tradição que atravessa gerações na freguesia de Febres, concelho de Cantanhede.
O licor de café artesanal, desde 1947, com 23,5% de graduação alcoólica, é uma das mais antigas receitas da região e continua a ser produzido de forma cuidadosa e artesanal, com um processo lento e paciente que resulta num licor denso, aromático e reconfortante.
A história do licor remonta ao início do século XX, quando Febres se tornou famosa pela qualidade e diversidade de seus licores, inspirados pelo farmacêutico Amadeu Castanheira. No entanto, o “Licor do Ti Zé” tem um lugar especial na comunidade, sendo considerado um verdadeiro património imaterial local. A receita foi transmitida por José Augusto de Jesus Silva, o fundador do Café Ti Zé, ao seu neto, que agora detém a marca e a responsabilidade de manter viva a tradição.
PUBLICIDADE
O Café Ti Zé no pitoresco lugar de Lagoas, em Febres, continua a ser o local de venda exclusivo do licor, que é fabricado com a mesma receita original. E não só isso, é a primeira bebida do concelho de Cantanhede a ser certificada pela CEARTE (Centro de Formação para o Artesanato e Património) e pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), consolidando ainda mais o seu lugar como um ícone local.
O licor é produzido de maneira artesanal, respeitando a tradição que data de mais de 70 anos. Este néctar tem conquistado não só os habitantes de Febres, mas também os visitantes da região, que agora têm a oportunidade de saborear a autêntica bebida da terra.
Além de manter viva a tradição do licor de café, tem-se distinguido por inovações criativas. Recentemente, a marca recriou o famoso anúncio dos anos 90 da Ferrero Rocher, no qual uma madame pede ao seu choffeur, Ambrósio, para trazer-lhe algo. No lugar do tradicional bombom de chocolate, surge o “Licor do Ti Zé”, uma adaptação que traz um toque de humor e charme à experiência do licor.
Com a marca registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, o “Licor do Ti Zé” é mais do que uma bebida – é um legado que se mantém relevante e apreciado pela sua qualidade, sabor único e, claro, pela história que carrega.
Está à venda no Café Ti Zé, localizado na Rua Principal, no número 70, em Lagoas, Febres.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE