Coimbra
Ler + velhos em Oliveira do Hospital
As duas bibliotecas públicas municipais e a Câmara de Oliveira do Hospital anunciaram hoje a criação de um projeto que visa fomentar a leitura entre os idosos e utentes de instituições do concelho.
As entidades promotoras do projeto “Viver a Ler +” pretendem proporcionar aos idosos que são utentes das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) um “acesso mais facilitado ao livro e à leitura”, segundo uma nota da autarquia.
Para a vereadora da Cultura, Graça Silva, “Viver a Ler +” constitui “mais uma atividade diversificada para esta faixa etária”, devendo a oferta das bibliotecas de Oliveira do Hospital “sair das paredes do seu edifício” e procurar os leitores também das IPSS.
A biblioteca pública é “uma porta de acesso local ao conhecimento” e possibilita “condições para uma aprendizagem ao longo da vida”.
Com o novo projeto, a Câmara Municipal pretende “oferecer serviços aos utilizadores idosos que estão impedidos de visitar” as bibliotecas.
“Viver a Ler +” tem como objetivos a promoção da leitura, “sendo a biblioteca um agente de consolidação de hábitos de leitura ao longo da vida”, “o acesso a todos alargando a oferta”, o trabalho “em parceria com outras entidades da comunidade” e a promoção das bibliotecas municipais de Oliveira do Hospital.
A adesão a este serviço é gratuita, “quer para as instituições aderentes, que devem inscrever-se como utilizadores coletivos, quer para os utentes, que também se devem inscrever” como leitores e colaboradores da IPSS que os acolhe.
Mensalmente, pessoal da biblioteca desloca-se às instituições, “deixando livros, revistas, jornais que podem ser requisitados por idosos e colaboradores” de cada IPSS.
O projeto envolve a Biblioteca Municipal da sede do concelho.
Related Images:
PUBLICIDADE