Cidade
Led zone!
A Câmara Municipal de Coimbra convidou a comunicação social para a “apresentação da conclusão da obra de “Reabilitação do troço liberto da muralha na Couraça de Lisboa e respetiva iluminação cénica”.
[flagallery gid=152 name=Gallery]
PUBLICIDADE
Para “permitir apreciar o efeito cénico desta iluminação”, o encontro foi marcado para as 19:30, desta terça-feira, junto à loja dos SMTUC, no enfiamentento do ancoradouro do Basófias, pelo que vamos ter de esperar pelo dia de amanhã para ver como ficou o resto da intervenção.
Com a linha Led em discreto p(l)ano de fundo, a cerimónia teve um tom intimista, pois como a agência de comunicação que ficou de “vender Coimbra em Lisboa” não conseguiu trazer as televisões, apenas alguma comunicação social local esteve disponivel para sentir que a essa hora fazia frio à beira-rio e que o desejado efeito cenográfico prima pela descrição, apesar de ter “como objectivo proporcionar uma leitura noturna da estrutura da cidade, relacionada, coerente e unitária”.
Foi já embrenhados no Parque Manuel Braga que os representantes do Diário de Coimbra, As Beiras, Campeão das Províncias e Notícias de Coimbra ouviram Manuel Machado contar todos os pormenores história do passado ao presente do postal ilustrado de Coimbra.
O presidente do munícipio estava acompanhado pela vereadora da Cultura e Turismo, 3 colaboradores da área comunicação municipal, outros técnicos da autarquia e do líder da Rede de Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, entidade que entrou com 85% dos 63 291.15 Euros+IVA aplicados na intervenção urbana.
Segundo o edil, face ao estado de degradação da muralha, pretendeu-se aplicar-lhe um conjunto de procedimentos de recuperação e conservação, de forma a garantir a sua preservação, restituindo-lhe uma imagem digna e adequada à sua dimensão histórica.
Além do tratamento da muralha, terá sido feita a remoção de vegetação parasitária, árvores e arbustos, assim como do entulho e lixo depositados junto a esta infraestrutura.
Já ao longo das escadas do Quinchorro (Entre a Couraça de Lisboa e a Rua da Alegria) foi aplicado um corrimão em chapa metálica com a forma de U invertido, beneficiando também de iluminação.
Related Images:
PUBLICIDADE